Biden: Israel e Arábia Saudita estão 'longe' da normalização

Reunião do príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman (R) com presidente dos EUA, Joe Biden, no Palácio Al-Salam em Jeddah, Arábia Saudita | Bandar Al-Jaloud/AFP/Palácio Real Saudita

"Estamos avançando na região e, para que Israel seja reconhecido, isso depende da nossa conduta e do que nos é solicitado", disse Biden em entrevista à CNN

Neste domingo (9), o presidente dos EUA, Joe Biden, declarou que Israel e a Arábia Saudita estão "longe" de alcançar um acordo de normalização que englobe tanto uma parceria de defesa quanto um programa nuclear civil com os Estados Unidos.

Em entrevista à CNN, o líder americano afirmou que as autoridades dos Estados Unidos estão em negociações com seus colegas sauditas para buscar um acordo de normalização entre Riad e Jerusalém.

"Estamos muito longe disso. Temos muito o que conversar", afirmou Biden a Fareed Zakaria, da CNN.

"Estamos avançando na região e, para que Israel seja reconhecido, isso depende da nossa conduta e do que nos é solicitado", disse Biden na entrevista.

Antes de sua visita ao país no verão passado, o presidente americano ressaltou a decisão da Arábia Saudita de abrir seu espaço aéreo a todas as companhias aéreas, o que permitiu um aumento significativo nos voos de e para Israel.

"Francamente, não acho que eles tenham muitos problemas com Israel. Quanto à questão de fornecer ou não um meio para que eles possam ter energia nuclear civil e garantir sua segurança, acredito que isso seja um assunto um tanto distante."

No mês passado, o ministro da Energia de Israel manifestou sua oposição à proposta de um programa nuclear civil da Arábia Saudita como parte de um potencial acordo mediado pelos Estados Unidos entre os dois países.

Postar um comentário

0 Comentários