Irã busca retomar acordo nuclear de 2015 por meio da diplomacia, diz chanceler iraniano

Ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, durante coletiva de imprensa em Teerã, Irã | Atta Kenare/AFP

Na sexta-feira (11), a mídia dos EUA informou que negociações entre Teerã e Washington poderiam ser retomadas

O Ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, afirmou nesta segunda-feira (14) que Teerã está comprometido em resolver sua disputa nuclear com as potências mundiais por meio da diplomacia.

"Sempre desejamos o retorno de todas as partes ao pleno cumprimento do acordo nuclear de 2015", disse Amirabdollahian a repórteres em uma coletiva de imprensa televisionada.

Conversas sobre a possível retomada do acordo nuclear de 2015, que foi abandonado pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump, em 2018, estão paradas desde setembro do ano passado. Israel se opôs firmemente ao acordo em potencial, afirmando que isso financiaria atividades terroristas iranianas e ameaçaria a segurança de Israel.

Na sexta-feira, a mídia dos EUA relatou que as negociações entre Teerã e Washington poderiam ser retomadas, coincidindo com a liberação de cinco cidadãos americanos detidos no Irã e agora colocados em prisão domiciliar. Segundo o Wall Street Journal, Teerã reduziu de forma "significativa" a taxa de enriquecimento de urânio acumulado e diluiu seu estoque. Dois oficiais israelenses relataram ao New York Times que também parecia haver acordos mais amplos entre os EUA e o Irã.

Postar um comentário

0 Comentários