Líder da oposição israelense Lapid visitará Washington, supostamente para discutir acordo saudita

O primeiro-ministro israelense e chefe do partido Yesh Atid, Yair Lapid, fala durante uma reunião de facção no Knesset, o parlamento israelense em Jerusalém, em 21 de novembro de 2022 | Yonatan Sindel/Flash90

Chefe do partido Yesh Atid de Israel, ex-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores, se opôs publicamente a um programa nuclear civil na Arábia Saudita

O líder da oposição de Israel, Yair Lapid, visitará Washington na próxima semana, confirmou seu escritório à emissora i24NEWS, afirmando que a agenda das reuniões será divulgada "em devido tempo".

Fontes americanas informaram ao Walla! que o ex-primeiro-ministro de Israel se reunirá com autoridades da Casa Branca e do Departamento de Estado dos EUA, o que significa que sua visita a Washington ocorrerá antes do atual Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

As fontes também indicaram que um dos principais temas de discussão será a negociação de um acordo de normalização entre a Arábia Saudita e Israel, mediado pelos Estados Unidos, que já teve várias reuniões com autoridades americanas e israelenses nos últimos meses.

Lapid, ex-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores, atualmente líder da oposição no governo, como chefe do partido Yesh Atid, expressou publicamente suas preocupações com um programa nuclear civil na Arábia Saudita, um componente-chave que, segundo relatos, os Estados Unidos prometeram ao Reino do Golfo em troca da implementação de um amplo plano de integração regional.

Outro obstáculo em qualquer acordo de normalização é a demanda tanto da Arábia Saudita quanto dos Estados Unidos para que Israel faça concessões significativas à Autoridade Palestina. Uma alta delegação palestina, segundo relatos, embarcará em uma viagem ao Reino do Golfo para discutir essas condições, representando uma mudança em sua política em direção ao envolvimento ativo em vez de um boicote completo.

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam necessariamente a linha editorial do portal I7A.   

Postar um comentário

0 Comentários