Líder norte-coreano ordena preparativos para possível guerra

Kim Jong Um | KCNA/via REUTERS

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, destitui principal general das Forças Armadas e solicita expansão dos exercícios militares

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, demitiu o principal general militar e pediu mais preparativos para a possibilidade de guerra, um aumento na produção de armas e expansão dos exercícios militares, informou a Reuters, citando a mídia estatal KCNA.

De acordo com a KCNA, Kim proferiu essas declarações durante a 7ª Reunião Ampliada da 8ª Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia (WPK).

Kim também destituiu o chefe do Estado-Maior, Pak Su Il, que ocupava o cargo de principal general militar, conforme relatado pela KCNA, embora sem fornecer mais detalhes sobre o assunto.

O general Ri Yong Gil foi designado para ocupar a posição agora vaga, porém, permanece incerto se ele continuará a desempenhar seu papel como ministro da Defesa.

Kim
também pediu a realização de exercícios de guerra para operar com eficiência as mais recentes armas e equipamentos do país, com o propósito de manter uma postura permanentemente pronta para o combate.

O anúncio vem após uma sequência de provocações recentes por parte da Coreia do Norte, que aumentou significativamente seus lançamentos de mísseis ao longo do ano passado.

Durante o ano de 2022, o país conduziu testes de dezenas de armas balísticas, incluindo os primeiros mísseis balísticos intercontinentais desde 2017.

Em julho, a Coreia do Norte realizou um teste de um míssil balístico intercontinental (ICBM) Hwasong-18 de propulsão a combustível sólido, em um lançamento que foi supervisionado por Kim.

A Coreia do Norte relatou que o míssil percorreu uma distância de 1.001 quilômetros durante um período de 4.491 segundos, alcançando uma altitude máxima de 6.648 quilômetros, antes de finalmente cair no Mar do Leste.

Uma semana depois, a Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos de curto alcance em direção ao seu mar oriental. Esses mísseis percorreram aproximadamente 550 quilômetros antes de aterrissarem nas águas a leste da Península Coreana.

Postar um comentário

0 Comentários