Enviado de Israel aos EAU saúda grande sucesso dos Acordos de Abraão no seu aniversário

Embaixador de Israel nos Emirados Árabes Unidos, Amir Hayek, conversa com i24NEWS | i24NEWS

"Estamos em um carro esportivo que avança rapidamente e não tem marcha à ré", afirma embaixador israelense sobre as relações emergentes

O Embaixador de Israel nos Emirados Árabes Unidos (EAU),
Amir Hayek, concedeu uma entrevista ao i24NEWS na noite de quinta-feira (14), antes do aniversário de três anos da assinatura dos Acordos de Abraão, que marcaram a normalização das relações entre o Estado Judeu e a Federação do Golfo Pérsico.

"Estamos em um carro esportivo que avança rapidamente e não tem marcha à ré", declarou
Hayek.

"Quando alguém me pede para descrever as relações, estou me baseando em números tangíveis. Portanto, vamos falar de números. O comércio entre Israel e os EAU atingiu, no ano passado, em 2022, a marca de 2,56 bilhões de dólares norte-americanos, excluindo transações governamentais e software", destacou o embaixador israelense.

"Este ano, nos primeiros sete meses, atingimos 1,84 bilhão de dólares e parece que iremos superar os 3 bilhões de dólares em comércio, o que é excelente", afirmou
Hayek.

"Até o momento, foram investidos mais de 3,5 bilhões de dólares, com colaboração abrangendo praticamente todos os setores imagináveis. Da cibernética à energia renovável, tratamento de água, tecnologia alimentar, agrotecnologia, saúde, telemedicina, educação, transporte e comunicação. Agora, você pode me dizer se isso parece bom ou não", acrescentou.

"Já chegaram mais de 1,1 milhão de israelenses aos EAU", enfatizou
Hayek, chegando em mais de 106 voos semanais.

"Nós assinamos 27 acordos [entre os governos dos Emirados e de Israel], e temos mais 11 em andamento", destacou ele, ressaltando que mais de 100 acordos foram assinados entre empresas privadas.

Quanto ao crescente número de israelenses que se mudam para os Emirados,
Hayek afirmou: "Os EAU são o país mais tolerante do mundo."

"A tolerância e a segurança proporcionam aos israelenses e ao povo judeu o conforto de estar aqui", acrescentou.


Um emirado e um israelense conversam na Expo 2020 Dubai durante o Dia Nacional da exposição de Israel no emirado do Golfo | Karim Sahib/AFP
Um emirado e um israelense conversam na Expo 2020 Dubai durante o Dia Nacional da exposição de Israel no emirado do Golfo | Karim Sahib/AFP

Quanto à disparidade entre os israelenses visitando os EAU e os emiratis visitando Israel, Hayek enfatizou: "Estamos trabalhando nisso". Ele citou o número menor de cidadãos emiratis como uma das principais razões para essa disparidade, bem como as diferenças culturais em relação ao turismo entre os dois países.

"Mas posso garantir a você, e eu sei, que todo emirati que pisa em solo israelense, seja em Jerusalém, Tel Aviv, ou Mar da Galileia... eles gostam do que veem", acrescentou o embaixador israelense.

Embaixador de Israel nos Emirados Árabes Unidos, Amir Hayek (L) | Anuj Taylor/GPO/AFP
Embaixador de Israel nos Emirados Árabes Unidos, Amir Hayek (L) | Anuj Taylor/GPO/AFP

Quanto à sua própria recepção no país do Golfo Árabe, ele afirmou que se sentiu em casa desde o momento em que chegou.

"Desde o primeiro dia, sinto que este é meu lar", acrescentou. "Quando cheguei aqui, senti como se estivesse visitando minha família."

"A forma como nos estão recebendo é incrível, é difícil acreditar o quão calorosa é. E não esqueço por um minuto que a atitude deles em relação a mim é uma extensão da atitude deles em relação ao meu país e ao que ele representa."

*Todos
os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam necessariamente a linha editorial do portal I7A.

Postar um comentário

0 Comentários