EUA exploram pacto de segurança com Arábia Saudita para normalização com Israel


Príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman (R), cumprimenta o presidente dos EUA, Joe Biden, com um soco em Jeddah, na Arábia Saudita | Bandar Aljaloud/Palácio Real Saudita via AP, Arquivo

Autoridades sauditas e norte-americanas estão supostamente discutindo um tratado de defesa mútua que se assemelharia aos robustos pactos militares que Washington tem com o Japão e a Coreia do Sul

Os Estados Unidos estão, supostamente, explorando um acordo de segurança que se assemelharia aos pactos estabelecidos com aliados asiáticos como incentivo para a Arábia Saudita normalizar suas relações com Israel.

De acordo com o New York Times, dignitários sauditas e norte-americanos estão discutindo os termos de um tratado de defesa mútua que se assemelharia aos robustos pactos militares que Washington mantém com seus aliados próximos, como Japão e Coreia do Sul. Isso representa um componente central na diplomacia de alto risco do presidente dos EUA, Joe Biden, para levar Riad a normalizar as relações com Israel.

Citando fontes anônimas dos EUA, o relatório afirma que, sob tal acordo, os EUA e a Arábia Saudita se comprometeriam a fornecer apoio militar se o outro país fosse atacado na região ou em território saudita.

O relatório surge no momento em que líderes mundiais estão em Nova York para se reunir na Assembleia Geral das Nações Unidas, na qual o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em seu discurso, reafirmou seu compromisso com a busca pela normalização das relações entre Israel e o mundo árabe, além de promover uma solução de dois Estados para israelenses e palestinos.

No dia anterior, Washington confirmou que as negociações para a normalização entre Israel e a Arábia Saudita estão em andamento, apesar de relatos conflitantes de que Riad havia suspendido tais discussões.

De acordo com fontes atuais e antigas dos Estados Unidos, o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, considera que um acordo de defesa mútua com os EUA é o ponto mais crucial de suas negociações com Washington em relação a Israel. Autoridades sauditas também destacaram que um sólido acordo de defesa seria instrumental na dissuasão de possíveis ataques, tanto por parte do Irã quanto de seus aliados armados, mesmo enquanto esses dois rivais regionais estão reatando os laços diplomáticos.


Além disso, Riad também pediu ao governo Biden que ajude o país a desenvolver um programa nuclear civil, o que alguns funcionários norte-americanos temem que possa ser uma cobertura para um programa de armas nucleares para contrabalançar o Irã.

*Com informações do i24NEWS

Postar um comentário

0 Comentários