Israel enviará primeira equipe para os 'Jogos Invictus' do Príncipe Harry

Príncipe Harry nos Jogos Invictus | Geoff Robins (AFP/Arquivo

Uma equipe de veteranos de guerra israelenses competirá contra outros 22 países nas modalidades de natação, ciclismo, tiro com arco, tênis de mesa e remo indoor
 

Pela primeira vez, uma equipe israelense competirá nos Jogos Internacionais Invictus, que começarão no domingo em Dusseldorf, na Alemanha.

A delegação israelense, formada por 20 veteranos do exército, competirá contra equipes de outros 22 países.

A competição atlética foi fundada em 2014 pelo Príncipe Harry, Duque de Sussex, com o objetivo de promover a reabilitação de veteranos de guerra feridos por meio do esporte e da competição. Os jogos englobam uma variedade de modalidades, incluindo natação, ciclismo, tiro com arco, tênis de mesa e remo indoor.


A admissão de Israel nos Jogos Invictus é resultado de uma iniciativa conjunta da embaixada de Israel em Londres, da Divisão de Reabilitação do Ministério da Defesa e da Organização de Veteranos com Deficiência das IDF.

"Inicialmente, os jogos eram exclusivos para países que haviam lutado ao lado do Reino Unido no Iraque e Afeganistão, mas posteriormente outros países foram convidados a se juntar. Há muito tempo buscamos fazer parte dos jogos porque Israel tem sido líder mundial em esporte como forma de reabilitação por mais de 50 anos e temos muito a oferecer", disse Ora Seidner, uma desenvolvedora de projetos da Organização de Veteranos com Deficiência de Zahal (ZDVO).

Ao escolher a equipe para representar Israel nos jogos, a ZDVO realizou uma pesquisa com veteranos de guerra israelenses em todo o país que praticavam seu esporte por pelo menos três anos e nunca tiveram a oportunidade de competir no exterior. A equipe inclui três mulheres e também veteranos que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático (PTSD) como resultado de seu serviço militar.


 A equipe da ZDVO acompanhará a equipe israelense. Edan Kleiman, o presidente da organização, que também é um veterano ferido, afirmou: "O esporte sempre desempenhou um papel importante na reabilitação de nossos veteranos feridos. Aguardamos com expectativa as competições, o encontro com as equipes das outras 20 nações participantes e estamos certos de que o espírito dos Jogos Invictus prevalecerá."

Durante os jogos, a delegação israelense participará de uma recepção organizada pela JNF Germany, que contará com a presença do Ministro da Defesa da Alemanha e de representantes-chave da Boeing, principal patrocinador do evento. Como os jogos se estendem até o Rosh Hashaná (o Ano Novo Judaico), os israelenses serão hospedados pela comunidade judaica de Dusseldorf durante o feriado.

Postar um comentário

0 Comentários