Ministro israelense em visita histórica à Arábia Saudita: 'O turismo é uma ponte para a paz'

Haim Katz, Ministro do Turismo de Israel, visita a Arábia Saudita em uma delegação oficial das Nações Unidas em 26 de setembro de 2023 | Cortesia: Haim Katz

A visita do ministro do Turismo, Haim Katz, à Arábia Saudita abre a porta para mais visitas oficiais de ministros israelenses nas próximas semanas, informou o i24NEWS

Nesta terça-feira (26), o ministro do Turismo de Israel, Haim Katz, chegou à Arábia Saudita, liderando uma delegação israelense na conferência da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (UNWTO).

Esta é a primeira vez que um ministro israelense viaja para a Arábia Saudita para assuntos oficiais.

Katz conversou com o Canal 12, esclarecendo os acontecimentos que culminaram neste notável marco diplomático.

Ele afirmou: "Chegamos à Arábia Saudita depois que o Estado de Israel foi selecionado para a equipe de tomada de decisões que determinará se a Arábia Saudita sediará a Expo 2030".

"Nossa chegada também seguiu o discurso do Primeiro-Ministro Netanyahu nas Nações Unidas. Após a Assembleia Geral da ONU, recebemos a mensagem de que os vistos de fato estavam nos aguardando. Entramos na Arábia Saudita pela porta principal. Eu sempre disse que, se viesse à Arábia Saudita, seria em nome do Estado de Israel oficialmente, e foi o que aconteceu."

O ministro enfatizou a atmosfera positiva que envolveu a visita, afirmando: "A sensação é excelente. Tanto os sauditas quanto eu compreendemos que o turismo é uma ponte para a paz, tanto para a economia quanto para o diálogo."

Este sentimento destaca o potencial do turismo para desempenhar um papel fundamental no fortalecimento não apenas dos laços diplomáticos, mas também na cooperação econômica entre as nações.

Katz concluiu seus comentários expressando seu desejo por um aumento no envolvimento entre as duas nações.

"Diante da calorosa recepção, realmente espero que mais israelenses, tanto em cargos oficiais quanto não oficiais, venham em breve à Arábia Saudita. Sou o Ministro do Turismo, não o Primeiro-Ministro. Deposito minha confiança no líder do governo, que, assim como já fez em prol do Estado de Israel no passado, continuará a expandir os Acordos de Abraão e a trabalhar pela paz em nosso país, especialmente após o ano desafiador que enfrentamos."

Montagem de 23 de novembro de 2020 mostrando o ex-primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em Jerusalém, em 19 de novembro de 2020; e o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman em Riad, em 22 de novembro de 2020 | Maya Alleruzzo, Bandar Al-Jaloud/Pool/Palácio Real Saudita/AFP
Montagem de 23 de novembro de 2020 mostrando o ex-Primeiro-Ministro israelense Benjamin Netanyahu em Jerusalém, em 19 de novembro de 2020; e o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman em Riad, em 22 de novembro de 2020 | Maya Alleruzzo, Bandar Al-Jaloud/Pool/Palácio Real Saudita/AFP

Após a visita do ministro Katz, vários ministros israelenses anunciaram publicamente seus planos de visitar a Arábia Saudita, incluindo o ministro da Comunicação Shlomo Karai e o deputado do Likud David Bitan.

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam necessariamente a linha editorial do portal I7A.  

Postar um comentário

0 Comentários