"Não está claro se esses estão associados ao aumento geral de infecções respiratórias anteriormente relatado pelas autoridades chinesas ou se são eventos separados"
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta quarta-feira (22) que solicitou à China informações detalhadas sobre o aumento de doenças respiratórias e relatos de surtos de pneumonia em crianças.
"A OMS fez um pedido oficial à China para obter informações detalhadas sobre o aumento de doenças respiratórias e relatos de surtos de pneumonia em crianças", afirmou a organização em um comunicado no site.
De acordo com a OMS, o aumento na incidência de doenças respiratórias na China foi relatado pela Comissão Nacional de Saúde no dia 13. As autoridades locais associaram a alta à suspensão de restrições contra a COVID-19 e ao aumento na circulação de agentes infecciosos já conhecidos, como o vírus sincicial respiratório (VSR) e SARS-CoV-2, entre outros, segundo a OMS.
A OMS afirma que meios de comunicação e o Programa de Monitoramento de Doenças Emergentes (ProMED) da Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas relataram "clusters" (agrupamentos de casos semelhantes) de pneumonia não diagnosticada em crianças no norte da China.
"Não está claro se esses estão associados ao aumento geral de infecções respiratórias anteriormente relatado pelas autoridades chinesas ou se são eventos separados", afirma a OMS.
0 Comentários