Trump apoia Israel na guerra contra o Hamas: 'Você tem que resolver o problema'

Donald Trump | Reprodução X

O ex-presidente dos EUA afirmou que o Hamas nunca teria atacado Israel sob a sua presidência e culpou o presidente dos EUA, Joe Biden, pela guerra em curso

Prevendo uma grande vitória na Super Terça de 2024, Donald Trump ligou para o Fox & Friends para elogiar a decisão da Suprema Corte na segunda-feira, proibindo os estados de excluí-lo da cédula eleitoral, e declarou que Israel deve "resolver o problema" em sua guerra contra o Hamas na Faixa de Gaza.

Durante a entrevista, o co-apresentador Brian Kilmeade perguntou a Trump se ele concordava com a maneira como os soldados israelenses estavam gerenciando a guerra em Gaza.

"Você tem que resolver o problema. Você teve uma invasão horrível. Aconteceu. A
liás, nunca teria acontecido se eu fosse presidente", respondeu Trump.

O líder da corrida presidencial do GOP (Partido Republicano) ainda afirmou que o Hamas nunca teria atacado Israel sob sua presidência e culpou Biden pela guerra.

"Isso nunca teria acontecido. E por outra razão – eles não teriam feito isso comigo. Eu te garanto isso. Eles fizeram isso porque não têm respeito por Biden e, francamente, amoleceram", afirmou.

Quando perguntado explicitamente sobre os pedidos da vice-presidente Kamala Harris por um cessar-fogo "imediato" com duração de pelo menos seis semanas, Trump afirmou que despreza "ver o que está acontecendo" e manteve sua convicção de que não haveria violência sob sua supervisão.

"Se as coisas tivessem corrido bem em 2020, como deveriam, mas não aconteceram por algumas razões muito ruins e sinistras, todas essas pessoas que estão mortas na Ucrânia, Rússia e Israel [...] estariam agora levando uma vida ótima", declarou.

Matt Gertz critica Trump enquanto Biden diz 'precisamos de um cessar-fogo'

Matt Gertz, um membro sênior do Media Matters for America, ironizou Trump por afirmar que sua declaração estava "confusa". Ele sugeriu que Trump quis dizer que o ataque do Hamas a Israel ocorreu porque os israelenses "ficaram complacentes" aqui.

"Está confuso porque Trump geralmente é incoerente, mas eu entendo que ele está dizendo que o ataque do Hamas a Israel aconteceu porque os israelenses 'ficaram complacentes' aqui. Ele prossegue afirmando que as pessoas que perderam a vida na Ucrânia, na Rússia e em Israel estariam 'levando uma vida ótima' se ele estivesse no cargo", tuitou Matt Gertz.


Trump expressou anteriormente seu apoio a Israel contra o Hamas, que matou mais de 1.000 israelenses durante o ataque de 7 de outubro.

Por outro lado, o governo Biden tem sido firme em afirmar que Israel tem o direito de se defender, e os funcionários recentemente declararam que o Hamas deve aceitar os parâmetros de um cessar-fogo de seis semanas que permitiria a libertação de reféns e a entrada de ajuda em Gaza.

Entretanto, Biden afirmou que a possibilidade de um cessar-fogo está "nas mãos do Hamas" neste momento.

Ao embarcar no Air Force One em Hagerstown, Maryland, Biden falou com repórteres e disse: "Está nas mãos do Hamas neste momento. Os israelenses têm cooperado. Houve uma oferta racional. Vamos saber em alguns dias o que vai acontecer. Precisamos de um cessar-fogo."

Postar um comentário

0 Comentários