A catarata é a principal causa de cegueira em todo o mundo
A Sra. Chen Lin, quando se aproximava dos cinquenta anos, passava mais de 10 horas por dia em frente à tela do computador. Ela desenvolveu catarata e seu olho direito ficou branco, devido à miopia extrema que ultrapassava os 1.000 graus. Ela visitou um praticante de medicina tradicional chinesa (MTC) que lhe ensinou exercícios oculares específicos. Apesar do avanço da doença, após seis meses de prática diária, a catarata desapareceu.
Você deve estar se perguntando como esses exercícios para os olhos funcionam e se eles realmente têm efeitos milagrosos no tratamento da catarata. Kuo-Pin Wu, superintendente da Clínica Cardíaca Xinyitang de Taiwan, compartilhou este conjunto de exercícios para os olhos e os métodos da MTC para o tratamento da catarata.
Estresse oxidativo
A catarata é a principal causa de cegueira em todo o mundo. A lente humana normalmente é transparente. A catarata ocorre quando o cristalino degenera, fazendo com que ele inche e fique branco, causando visão embaçada. Em casos graves, o olho pode ficar tão branco quanto uma lua brilhante e a luz não consegue penetrar.
Pacientes com catarata grave necessitam de tratamento cirúrgico, que envolve implante de lente intraocular para melhorar a visão. Para pacientes com cataratas leves a moderadas, pode ser possível revertê-las através do tratamento da medicina tradicional chinesa (MTC) combinado com técnicas caseiras de cuidados oftalmológicos, de acordo com o Sr. Wu.
A pesquisa revelou o estresse oxidativo como um dos principais mecanismos que levam à catarata, onde os ácidos nucleicos, proteínas e lipídios do cristalino se desnaturam, resultando em mutações e morte celular programada. O Sr. Wu afirmou que a radiação eletromagnética é um fator de risco comum para catarata, especialmente em doses baixas. Mesmo as luzes LED amplamente utilizadas na vida diária podem danificar o epitélio do cristalino, levando à superprodução de espécies reativas de oxigênio.
Pacientes com catarata apresentam níveis mais baixos de peroxidase (enzimas envolvidas na aceleração de diversas reações oxidativas) no soro e no humor aquoso, dificultando a resistência ao dano oxidativo.
De acordo com estudos farmacológicos modernos, muitas plantas medicinais e produtos naturais utilizados na medicina tradicional têm efeitos antioxidantes e anti-catarata.
O Sr. Wu deu alguns exemplos de plantas medicinais que são frequentemente usadas para tratar catarata.
Ervas medicinais para tratamento de catarata
As causas e tratamentos para a catarata devido ao envelhecimento são numerosos. A MTC, entretanto, enfatiza um fator-chave na causa, envolvendo deficiências relacionadas ao envelhecimento. De acordo com Kevin Xiao, praticante de MTC do Northern Medical Center, em Nova Iorque, diz-se que a combinação de deficiências, especificamente do fígado e do rim, desempenha um papel fundamental na promoção de doenças oculares, como a catarata.
Na MTC, o fígado tem uma conexão direta com os olhos. Se o fígado ficar deficiente, a visão também será afetada. Dormir até tarde, passar longas horas diante da tela e ler por longos períodos pode prejudicar diretamente o fígado, diz o Sr. Wu.
Vale ressaltar que as terminologias como baço, estômago, fígado e rim utilizadas na MTC não correspondem exatamente aos órgãos anatômicos da medicina ocidental. Referem-se aos sistemas de energia associados a esses órgãos, e não apenas às estruturas anatômicas.
Como diz o Sr. Xiao, os cinco órgãos são definidos através das suas funções, estando cada órgão relacionado com os outros. Portanto, na MTC, o equilíbrio da energia interna do corpo é vital no tratamento do paciente.
O Sr. Wu observou que, como o corpo de cada pessoa é diferente, deve-se consultar um praticante da MTC antes de usar qualquer erva.
As seguintes ervas podem ser úteis para a catarata, de acordo com o Sr. Wu.
Ervas Tonificantes
Ervas como Astragalus (Huang Qi), Codonopsis (Dang Shen), Atractylodes (Cang Zhu), Poria (Fu ling) e Rehmanniae (Shu Di Huang) podem aumentar a imunidade do corpo , fornecer efeitos antioxidantes e anti-envelhecimento, e são particularmente úteis para pacientes com baço e estômago fracos.
O Semen Cuscutae (Tu Si Zi) e as bagas de goji podem ser usados para pacientes com funções hepáticas e renais fracas, que têm um certo efeito preventivo na catarata relacionada à idade.
Ervas que ativam o sangue
Ervas como raiz de angélica (Dang Gui), raiz de peônia vermelha (Chi Shao) e cártamo podem melhorar a circulação sanguínea nos olhos, ao mesmo tempo que eliminam inflamação, edema e substâncias turvas.
Um estudo descobriu que o extrato de peônia (Paeonia lactiflora) pode atrasar o processo de coagulação do sangue, melhorando assim a circulação sanguínea. De acordo com o Sr. Xiao, ervas como a peônia são comumente usadas na MTC para dissipar a estagnação do sangue e melhorar o fluxo geral.
Ervas para limpar a visão
Ervas como Eriocauli Flos (Gu Jing Cao), Flos Buddlejae (Mi Meng Hua) e Fructus Tribuli (Bai Ji Li) podem atuar diretamente nas lentes, reduzindo a opacidade das lentes.
Um estudo in vitro revela que Flos Buddlejae pode ser usado para tratar catarata e afirma que a luteolina é um possível componente bioativo envolvido no tratamento de catarata. A luteolina é um flavonoide comum em espécies vegetais e pode suprimir o estresse oxidativo, reduzir a inflamação e inibir a morte celular programada.
Exercícios e massagem para os olhos
Além de tomar ervas, os pacientes também podem realizar massagens e exercícios oftalmológicos, que também são eficazes para melhorar a visão. O texto de medicina tradicional chinesa da Dinastia Ming "Yang Sheng Lei Yao (Sinopse Categorizada de Cuidados de Saúde)" documentou um método para melhorar a catarata: todos os dias depois de acordar, sente-se de pernas cruzadas, mantenha a mente sem distrações e depois gire os olhos. 14 vezes. Após girar, feche bem os olhos, abra-os rapidamente e relaxe.
Wu combinou esse antigo método de cuidado ocular com massagem com pontos de acupuntura ao redor da cabeça e dos olhos para criar uma rotina de exercícios oculares. Uma de suas pacientes, a Sra. Chen, tinha, como mencionado acima, miopia de quase 1.000 graus aos 25 anos de idade. Como ela estava prestes a viajar para a Itália por seis meses e não poderia continuar o tratamento, o Sr. Wu a aconselhou a exercitar os olhos diariamente. Ela exercitou diligentemente por seis meses. Quando ela voltou ao hospital para fazer um check-up, descobriu que a catarata havia desaparecido.
A seguir estão instruções passo a passo para os exercícios oculares e técnicas de massagem ilustradas abaixo:
Exercícios para os olhos | The Epoch Times |
Feche ambos os olhos e gire-os 14 vezes no sentido horário e depois 14 vezes no sentido anti-horário.
Feche bem os olhos por cinco segundos, depois abra-os rapidamente e pisque repetidamente cinco vezes. Esta ação ajuda a promover a circulação sanguínea nos olhos.
Pressione suavemente a borda inferior das órbitas oculares com o dedo indicador, sem aplicar muita pressão. Comece pela borda inferior da órbita ocular, movendo de dentro para fora, depois para frente e para trás lentamente, repetindo de três a cinco vezes.
Use o polegar para pressionar suavemente de dentro para fora ao longo da borda superior da órbita ocular, repetindo de três a cinco vezes.
Passe suavemente acima das sobrancelhas, de dentro para fora, repetindo esse movimento 14 vezes. Em seguida, passe suavemente para cima, logo acima das sobrancelhas, repetindo 14 vezes.
Por que focar especificamente nesta área? Existem pequenos ramos dos nervos supratroclear e supraorbital localizados logo acima das pupilas, e uma massagem suave nesta área pode melhorar a circulação e melhorar a função nervosa.
Massageie suavemente o canto interno do olho 14 vezes. Esta área é propensa à tensão em indivíduos altamente míopes, o que pode causar alguma dor quando pressionada. Massagear e afrouxar essa área pode ajudar a relaxar os olhos.
Massageando pontos de acupuntura: O acuponto Chengqi está localizado diretamente abaixo da pupila, entre a borda inferior do globo ocular e a margem inferior da órbita ocular. Massagear suavemente esse acuponto 14 vezes pode aumentar o fluxo de energia e a circulação sanguínea nos olhos.
Os acupontos Cuanzhu, Jingming, Tongziliao e Sizhukong estão localizados ao redor dos olhos. Pressione e massageie suavemente esses pontos de acupuntura com os dedos médio e indicador de ambas as mãos, repetindo 14 vezes. Massagear esses pontos de acupuntura melhora a circulação sanguínea ao redor dos olhos e relaxa os nervos de ambos os lados da cabeça.
Massageie o acuponto Fengchi na parte de trás da cabeça 14 vezes. Especificamente, o ponto de acupuntura está localizado abaixo do osso occipital, atrás da orelha, na depressão dentro da linha do cabelo.
As pessoas costumam olhar para seus telefones e computadores com a cabeça baixa por longos períodos. Essa postura pode causar tensão nos tendões do acuponto Fengchi, na parte posterior da cabeça, resultando em dor nos olhos. Massagear o acuponto Fengchi pode aliviar rapidamente a dor e a dor nos olhos, levando a uma visão mais clara.
Use os dedos para pentear o cabelo da frente para trás.Massagear regularmente esses pontos de acupuntura pode melhorar a visão | The Epoch Times
Segundo a experiência do Sr. Wu com seus pacientes, esse conjunto de exercícios oculares não é apenas eficaz na prevenção e melhora da catarata, mas também benéfico para outras doenças oculares, como presbiopia, miopia e especialmente pseudomiopia.
O Sr. Wu conta a história de outra paciente, uma mulher de 72 anos com presbiopia, que realizou esses exercícios oculares por aproximadamente dois meses. Como resultado, ela não precisa mais de óculos de leitura, pois sua visão ficou clara.
Dicas diárias para cuidados com os olhos
Wu também compartilhou algumas dicas de cuidados com os olhos, como piscar e mover os olhos com frequência e evitar o uso prolongado de dispositivos eletrônicos.
Pisque com frequência
Piscar promove a secreção lacrimal, que hidrata o globo ocular e deixa os olhos mais confortáveis. Procure piscar cerca de 20 a 30 vezes por minuto.
Gire seus olhos
Evite olhar para um ponto sem mover os olhos ao olhar para alguma coisa. Por exemplo, ao verificar a hora em um relógio, pratique mover os olhos de 1 a 12, permitindo que eles se movam com frequência. Este exercício ajuda a retardar a degeneração ocular.
Faça pausas frequentes
É essencial fazer pausas frequentes ao ler, usar o telefone ou trabalhar no computador. Pare e faça os exercícios oculares mencionados acima de vez em quando. Isso é benéfico para aliviar a dor nos olhos e a visão embaçada.
Nota: Algumas ervas mencionadas neste artigo podem não ser familiares, mas geralmente estão disponíveis em supermercados asiáticos e lojas de alimentos naturais. É importante observar que os métodos de tratamento podem variar dependendo do indivíduo. Consulte um profissional de saúde para um plano de tratamento específico.
Publicado originalmente em The Epoch Times
0 Comentários