Morre o cientista britânico Peter Higgs, descobridor da 'partícula de Deus'

Peter Higgs, descobridor da partícula subatômica que leva seu nome e ganhador do Prêmio Nobel de Física, morreu aos 94 anos | Foto: EFE/GRAHAM STUART

Depois de ganhar o Nobel de Física, o britânico admitiu que se sentiu "angustiado" com o prêmio


O cientista britânico Peter Higgs, descobridor da partícula subatômica que leva seu nome – conhecida como bóson de Higgs – e ganhador do Prêmio Nobel de Física, morreu aos 94 anos, confirmou em comunicado nesta terça-feira (9) a Universidade de Edimburgo.

Higgs, que revolucionou a física moderna ao descobrir a partícula também conhecida como a "partícula de Deus", "morreu pacificamente em sua casa na segunda-feira, 8 de abril, após uma breve enfermidade e sua família pediu que a imprensa e o público respeitem sua privacidade neste momento", segundo o comunicado.

O reitor da Universidade, professor Sir Peter Mathieson, declarou hoje que o cientista "era um indivíduo notável, um cientista verdadeiramente talentoso, cuja visão e imaginação enriqueceram nosso conhecimento do mundo ao nosso redor".

"Seu trabalho pioneiro motivou milhares de cientistas, e seu legado continuará inspirando muitos outros nas próximas gerações", acrescentou.

O físico, professor emérito da universidade escocesa, recebeu o Prêmio Nobel de Física por seu trabalho em 2013, juntamente com o belga François Englert.

Foi com Englert que Higgs previu, em 1964, a existência do bóson, a partícula com a qual outras partículas interagem e que faz com que elas "adquiram" uma determinada massa.

Depois de ganhar o Nobel de Física, o britânico admitiu que se sentiu "angustiado" com o prêmio, e que ficou sabendo da notícia quando um vizinho o parou na rua para parabenizá-lo.

Postar um comentário

0 Comentários