Problema em lançador de mísseis interrompe uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo

A fragata naval dinamarquesa Niels Juel, que apresentou o problema nesta quinta-feira (4) no estreito de Great Belt | Foto: EFE/EPA/EMIL HELMS

Segundo um comunicado da Marinha do país nórdico, um lançador de mísseis apresentou problemas durante um exercício naval

Um problema em um lançador de mísseis em um navio da Marinha da Dinamarca interrompeu o tráfego marítimo nesta quinta-feira (4) no Great Belt, o maior e mais importante dos três estreitos dinamarqueses entre o Mar Báltico e o Mar do Norte e uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo. O tráfego aéreo também foi fechado na região.

Segundo um comunicado da Marinha do país nórdico, um lançador de mísseis apresentou problemas durante um exercício naval.

"O problema ocorreu durante um teste obrigatório, em que o lançador de mísseis é ativado e não pode ser desativado", apontou a nota. "Até que o lançador de mísseis seja desativado, existe o risco de o míssil disparar e voar alguns quilômetros de distância."

Segundo a imprensa dinamarquesa, apesar de o lançador estar ativado, o míssil em si não está armado, portanto, não há perigo de explosão mesmo que seja disparado – o tráfego marítimo e aéreo foi interrompido devido ao risco de "queda de fragmentos".

Na quarta-feira (3), o chefe da Defesa dinamarquesa, general Flemming Lentfer, foi demitido após ter omitido do governo informações sobre falhas nos sistemas de armas de outra fragata, enviada ao Mar Vermelho e que foi atacada por terroristas houthis em março.

Postar um comentário

0 Comentários