Índia bombardeia Paquistão após ataque terrorista

Manifestação pela paz em Lahore, no Paquistão: rivais geopolíticos históricos vinham trocando ameaças desde atentado na Índia que matou 26 pessoas em 22 de abril (Foto: EFE/EPA/RAHAT DAR)

O governo paquistanês disse à agência France-Presse (AFP) que três civis, incluindo uma criança, foram mortos nos ataques


A Índia bombardeou nesta quarta-feira (7, horário local) nove supostas bases terroristas no Paquistão e na parte da região da Caxemira administrada pelo país vizinho, onde alega que foram planejados ataques terroristas contra seu território.

"As Forças Armadas indianas lançaram recentemente a Operação Sindoor, que tem como alvo a infraestrutura terrorista no Paquistão e na região de Jammu e Caxemira ocupada pelo Paquistão, de onde foram planejados e dirigidos ataques terroristas contra a Índia", informou o Ministério da Defesa indiano em um comunicado.

O governo paquistanês disse à agência France-Presse (AFP) que três civis, incluindo uma criança, foram mortos nos ataques.

Shehbaz Sharif, primeiro-ministro do Paquistão, declarou o ataque da Índia um "ato de guerra". "O Paquistão tem todo o direito de responder com força a este ato de guerra imposto pela Índia, e uma resposta forte está sendo dada", declarou o premiê.

Índia e Paquistão se encontram em meio a uma grave crise diplomática desde o ataque terrorista que matou 26 pessoas em 22 de abril na parte indiana da região da Caxemira.

Nova Délhi afirma ter provas – que nunca revelou – que ligariam o país vizinho ao ataque. Islamabad, por sua vez, nega envolvimento no massacre.

A Caxemira é o principal ponto de confronto entre as duas potências nucleares desde a independência de ambas do Império Britânico, em 1947, e tem sido palco de várias guerras e pequenos confrontos.

A Índia afirmou que daria uma resposta adequada ao ataque, enquanto o Paquistão disse que não iniciaria a agressão, mas, caso ela ocorresse, estaria pronto para o ataque.

Ambos os países intensificaram os exercícios militares nas últimas semanas, incluindo testes de mísseis e manobras navais.

O Presidente americano, Donald Trump, comentou a operação indiana no Paquistão.

"É uma pena. Acabamos de saber disso, assim que entramos no Salão Oval, acabamos de saber. Acho que as pessoas sabiam que algo iria acontecer, com base no passado, eles vêm lutando há muito tempo, há muitas, muitas décadas e séculos", disse a jornalistas na Casa Branca, segundo informações da CNN.

Postar um comentário

0 Comentários