Israel acredita que Trump não tem apoio do Senado para acordo nuclear com Arábia Saudita sem envolvimento israelense

Bin Salman, Trump e Netanyahu | Foto: AFP, AP, Reuters, Yonatan Sindel/Flash90

Um funcionário israelense afirma que o Presidente Donald Trump não conta com o apoio necessário no Senado para avançar com um acordo de cooperação nuclear civil com a Arábia Saudita, a menos que Israel esteja envolvido ou dê seu consentimento à iniciativa

Funcionários israelenses estão acompanhando de perto as declarações recentes de Trump e admitiram ter sido pegos de surpresa. No entanto, apesar do aparente sinal verde dos EUA para a iniciativa nuclear com sauditas, as reações israelenses têm se mantido relativamente contidas.

"O Presidente não conseguirá obter aprovação para avançar com um programa nuclear civil para a Arábia Saudita sem o componente israelense", disse o funcionário israelense ao Israel Hayom. "Ele não tem maioria no Senado para qualquer acordo que não inclua Israel ou que avance sem seu consentimento". Ele confirmou que os americanos fizeram consultas a Israel sobre sua posição, mas decidiram seguir com a iniciativa após concluírem que Israel não conseguiria atender às exigências sauditas em relação aos palestinos.

Trump e Netanyahu no Salão Oval durante discussões sobre o Irã (Foto: AFP)
Trump e Netanyahu no Salão Oval durante discussões sobre o Irã (Foto: AFP)


Segundo uma reportagem da Reuters publicada nesta quinta-feira, os Estados Unidos abandonaram a exigência de que a Arábia Saudita normalize relações com Israel como condição para avançar nas negociações sobre cooperação nuclear civil. A matéria, baseada em duas fontes familiarizadas com o assunto, foi divulgada poucos dias antes da visita planejada de Trump ao reino.

Dois altos funcionários próximos ao Presidente afirmaram recentemente, em conversas a portas fechadas — cujo conteúdo chegou ao Israel Hayom — que Trump decidiu parar de esperar por Israel e seguir adiante com iniciativas no Oriente Médio sem coordenar com o Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu.

O Israel Hayom também informou recentemente que Trump e o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman devem chegar a acordos sobre diversas questões de relevância regional durante o encontro que se aproxima — temas altamente relevantes para Israel, mas, segundo fontes sauditas e americanas, Israel não fará parte desses entendimentos.

A decisão de Washington de abandonar a exigência de normalização representa uma mudança significativa. Durante o governo anterior, de Joe Biden, as negociações nucleares faziam parte de uma estrutura mais ampla que vinculava as ambições sauditas por um pacto de defesa com os EUA à formalização de laços diplomáticos com Israel.

Postar um comentário

0 Comentários