Trump descarta terceiro mandato e apoia Vance e Rubio como possíveis candidatos para 2028

Donald Trump no Salão Oval (Foto: EFE/EPA/SAMUEL CORUM / POOL)

"Quero ter quatro anos excelentes e entregar a cadeira a alguém, de preferência um grande republicano"


O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tem em vista um terceiro mandato em 2028, embora a Constituição o proíba, descartou neste domingo essa ideia e apoiou seu vice-presidente, JD Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio, como possíveis candidatos para substituí-lo.

Embora tenha dito que não queria entrar nesse debate agora porque está focado em seu mandato de quatro anos, considera que Vance é "um cara fantástico e brilhante" e Rubio "ótimo" por liderar o movimento "Make America Great Again", que o levou à Casa Branca duas vezes.

No entanto, considera que JD Vance pode ter uma vantagem devido à sua posição atual: "Certamente, se você dissesse que alguém é vice-presidente, se essa pessoa for excepcional, suponho que ela teria uma vantagem".

Lembrou, na entrevista transmitida hoje no programa "Meet the Press", da "NBC", que muitas pessoas lhe pediram para encontrar um novo termo.

"Muitas pessoas querem que eu faça isso. É algo que, até onde eu sei, não é permitido. Não sei se é constitucional... Mas não é algo que eu pretenda fazer", afirmou.

Trump disse no passado que, embora a Constituição americana não permita mais de dois mandatos de quatro anos, "há métodos" para fazer isso e, assim, escapar da 22ª Emenda, que afirma que "ninguém será eleito presidente mais de duas vezes", nem "ninguém que tenha exercido o cargo ou servido por mais de dois anos de qualquer mandato para o qual outra pessoa tenha sido eleita".

Modificar a Constituição para abolir o limite de dois mandatos seria muito difícil, exigindo dois terços dos votos do Congresso ou dois terços dos estados concordando em convocar uma convenção constitucional para propor mudanças.

No entanto, as Trump Stores, lojas oficiais que vendem produtos patrocinados por Donald Trump, já vendem bonés, camisetas e canecas com o slogan "Trump 2028", promovendo assim um terceiro mandato. Questionado sobre isso, Trump afirmou que "há muita gente vendendo a ideia de 2028, mas não é algo que eu esteja buscando".

"Quero ter quatro anos excelentes e entregar a cadeira a alguém, de preferência um grande republicano".

Postar um comentário

0 Comentários