Trump propõe reduzir orçamento da Nasa em 25% para 2026

Governo Trump planeja reduzir investimentos na Nasa. (Foto: EFE)

Também serão afetados pelo corte o programa Artemis, com o qual americanos pretendiam retornar à Lua


O governo de Donald Trump apresentou nesta sexta-feira (2) a proposta do orçamento federal para 2026 e um dos órgãos bastante afetados para o próximo ano é a Nasa, a agência espacial norte-americana. Pelo texto enviado ao Congresso – que ainda poderá sofrer ajustes – o corte no orçamento da agência será de 25%.

De acordo com a proposta, o orçamento da Nasa para o próximo ano será de US$ 18,8 bilhões, enquanto no atual exercício esse valor é de US$ 24,9 bilhões. Segundo a organização The Planetary Society, dedicada à pesquisa astronômica e espacial, se confirmado, esse será o maior corte já feito no orçamento da agência de um ano para outro.

Segundo a Folha de S.Paulo, o detalhamento dos cortes não foi divulgado, porém, o documento cita "eliminar projetos de propulsão espacial fracassados" e programas "não necessários para a Nasa ou que são mais adequados a pesquisa e desenvolvimento do setor privado".

Um dos cancelamentos citados é o da missão robótica de retorno de amostras de Marte, feito nos últimos anos pelo rover Perseverance. Também serão afetados pelo corte o programa Artemis, com o qual americanos pretendiam retornar à Lua, e a Estação Espacial Internacional (ISS), que deverá ser desativada até 2030.

Postar um comentário

0 Comentários