Embaixador dos EUA em Israel expressa apoio à posição de Israel e afirma que o Hamas é o único responsável pela continuação dos combates
O embaixador dos EUA em Israel, Mike Huckabee, comentou na noite desta quarta-feira sobre o impasse nas negociações por um cessar-fogo em Gaza, afirmando em uma postagem no X que a alegação de que Israel não quer encerrar os combates precisa parar.
"Chega desse absurdo de dizer que 'Israel não quer que a guerra em Gaza acabe'… Há apenas UM motivo para isso se arrastar — o Hamas! Eles são maus. E são os responsáveis pelo sofrimento prolongado. Ponto final", escreveu o embaixador.
Huckabee baseou seus comentários em uma reportagem do jornalista Amichai Stein, do canal i24NEWS, que revelou que o Hamas voltou atrás em vários acordos já firmados nas negociações de cessar-fogo, incluindo questões humanitárias.
De acordo com a reportagem, em sua resposta na terça-feira, a organização terrorista exigiu que toda a ajuda humanitária para Gaza fosse entregue exclusivamente por meio da ONU — contrariando acordos anteriores que estipulavam que a ajuda seria transferida por entidades não vinculadas nem a Israel nem ao Hamas.
Além disso, segundo Stein, o Hamas alterou sua posição em outros pontos-chave do entendimento, incluindo a presença de forças das IDF durante o cessar-fogo planejado de 60 dias, e exigiu um aumento no número de prisioneiros terroristas a serem libertados, especialmente aqueles que cumprem longas penas.
0 Comentários