Trump contradiz Netanyahu e afirma que há 'fome de verdade' em Gaza

O Presidente dos EUA, Donald Trump, gesticula ao se encontrar com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no campo de golfe Trump Turnberry, em Turnberry, Escócia, em 27 de julho de 2025. (Foto AP/Jacquelyn Martin)

Os governos de Israel e dos EUA culpam o Hamas pelo atraso e por desvios na distribuição de ajuda humanitária em Gaza


O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contradisse seu aliado, o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, e afirmou nesta segunda-feira (28) que existe uma crise de fome na Faixa de Gaza.

"É fome de verdade", disse Trump durante uma visita de quatro dias à Escócia, segundo informações da CNN. "Eu vejo, e não dá para fingir. Então, vamos nos envolver ainda mais."

Trump culpou principalmente o grupo terrorista Hamas pelo atraso na distribuição de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, mas também disse que Israel "tem muita responsabilidade" pela crise no enclave palestino.

"Vamos criar centros de distribuição de alimentos, e faremos isso em conjunto com pessoas muito boas, e vamos fornecer recursos, e acabamos de arrecadar trilhões de dólares, conseguimos muito dinheiro e vamos gastar um pouco em alimentos, e outras nações estão se juntando a nós", disse Trump nesta segunda-feira. "Então, vamos criar centros de distribuição de alimentos, onde as pessoas possam entrar, sem barreiras, sem cercas."

No fim de semana, em um vídeo postado no X, Netanyahu negou que esteja ocorrendo uma crise de fome no enclave, que, segundo autoridades do Ministério da Saúde de Gaza (vinculado ao Hamas), teria provocado várias mortes nos últimos dias.

"Não há fome em Gaza, não há política de fome em Gaza", disse Netanyahu. Os governos de Israel e dos EUA culpam o Hamas pelo atraso e por desvios na distribuição de ajuda humanitária em Gaza.

Porém, na sexta-feira (25), a imprensa americana informou que um relatório da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid, na sigla em inglês) não encontrou provas de um roubo em massa de ajuda humanitária em Gaza por parte do Hamas.

Postar um comentário

0 Comentários