Ministro de Netanyahu diz para Khamenei 'olhar para o céu' após ameaça de morte contra líderes israelenses

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz (à esquerda), em encontro com seu homólogo americano, Pete Hegseth, em Arlington em julho (Foto: JIM LO SCALZO/EFE/EPA)

"O Irã publica lista de altos funcionários políticos e de segurança israelenses [marcados para serem] alvos de assassinato"


O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, mandou nesta segunda-feira (11) um recado ao líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, após ter sido divulgada nas redes sociais uma imagem com ameaças de morte a líderes de Israel.

A imagem é um gráfico com os rostos de 11 integrantes do governo israelense, entre eles, do próprio Katz e do premiê Benjamin Netanyahu.

É uma referência a um gráfico que Israel divulgou após ter matado integrantes da cúpula militar iraniana durante o conflito de 12 dias entre os dois países em junho.

No gráfico, Katz é chamado de "ministro do terror", e a imagem foi compartilhada no X por perfis associados a Teerã.

"O Irã publica lista de altos funcionários políticos e de segurança israelenses [marcados para serem] alvos de assassinato. Sugiro ao ditador iraniano Khamenei que, ao sair do bunker, olhe para o céu de vez em quando e ouça atentamente cada zumbido. Os participantes do ‘Casamento Vermelho’ o aguardam lá", escreveu o chanceler israelense no X.

"Casamento Vermelho" é o nome de um massacre ocorrido na série de televisão "Game of Thrones", e foi uma referência de Katz à morte dos líderes militares iranianos.

O conflito de 12 dias em junho teve início quando Israel iniciou uma série de ataques a instalações militares e nucleares do Irã, ofensiva que teve apoio dos Estados Unidos em bombardeios pontuais a usinas de enriquecimento de urânio, realizados cerca de uma semana depois da troca de ataques entre iranianos e israelenses ter começado. Depois, a gestão Trump intermediou um cessar-fogo.

Postar um comentário

0 Comentários