Exclusivo: A mensagem firme dos enviados de Trump a Netanyahu

O Primeiro-Ministro com Steve Witkoff e Jared Kushner na reunião do gabinete

Os enviados de Trump a Netanyahu: "Não façam nada que coloque em risco a segunda fase do acordo". Autodefesa — sim; colocar em risco o cessar-fogo — não. Netanyahu e Dermer deixaram claro: Israel está comprometido com o cessar-fogo e espera que o Hamas cumpra o acordo. O Presidente Trump declarou: "Israel entraria novamente em Gaza em dois minutos — se eu permitir"

Em resposta às violações do acordo cometidas pelo Hamas na Faixa de Gaza, o Presidente Trump declarou: "Nós vamos corrigir isso rapidamente" e esclareceu: "Se eu permitir, Israel pode voltar a Gaza em apenas dois minutos."

Ontem (segunda-feira), revelamos com exclusividade no programa Edição Antecipada que os enviados do Presidente, Witkoff e Kushner — que estão atualmente em Israel — transmitiram uma mensagem clara e firme ao Primeiro-Ministro Netanyahu: "Não façam nada que coloque em risco a segunda fase do acordo."

O Presidente americano Donald Trump está tentando manter o cessar-fogo e enviou uma mensagem ao Hamas afirmando que Israel poderá retomar os combates em Gaza se ele assim decidir, mas, por enquanto, ele não o faz, pois estão trabalhando para estabilizar a trégua.

Os enviados do Presidente, Jared Kushner e Steve Witkoff, tiveram ontem uma longa reunião com o Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu e o ministro Dermer, e, segundo fontes familiarizadas com os detalhes do encontro, os enviados trouxeram uma mensagem clara e firme do Presidente: não agir de maneira que ponha em risco o cessar-fogo.

Os enviados de Trump também disseram a Netanyahu:

"Queremos fazer tudo o possível para alcançar a segunda fase do acordo, portanto — autodefesa para proteger os soldados, claro que sim. Mas colocar o cessar-fogo em risco e assumir riscos desnecessários — de forma alguma."

Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu e Presidente Donald Trump no Knesset | Foto: Jonathan Zindel, Flash 90
Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu e Presidente Donald Trump no Knesset | Foto: Jonathan Zindel, Flash 90

Netanyahu e Dermer, por sua vez, deixaram claro durante a conversa que Israel está comprometido com o cessar-fogo e está cumprindo o acordo — mas é o Hamas quem o está violando.

O primeiro-ministro e o ministro também afirmaram que é preciso prestar atenção à conduta da organização terrorista em relação à devolução dos corpos dos reféns mortos.

Somente ontem, após forte pressão, o Hamas anunciou que entregaria ao Crescente Vermelho o corpo de mais um refém morto. No entanto, os representantes israelenses apresentaram aos enviados de Trump informações de inteligência claras, mostrando que Israel sabe exatamente onde os corpos estão localizados, e que o Hamas simplesmente se recusa a devolvê-los por razões próprias — não está se esforçando o suficiente e tenta ganhar tempo.

Os caixões dos reféns mortos são recebidos pelas forças das IDF | Foto: Porta-voz das IDF
Os caixões dos reféns mortos são recebidos pelas forças das IDF | Foto: Porta-voz das IDF

Uma fonte política declarou ontem à noite que "os americanos estão focados e não tiram os olhos da bola. Eles querem avançar para a segunda fase e não perderam a atenção nem por um momento. Fariam de tudo para garantir que o cessar-fogo e as condições do acordo sejam mantidos, a fim de poder passar para a próxima etapa."

Postar um comentário

0 Comentários