Botas no chão em Israel – pela paz
Após o feito histórico de levar Israel e o Hamas à mesa de negociações, vem a fase perigosa de realmente implementar os acordos e garantir o cessar-fogo.
Para esse efeito, o Comando Central dos EUA utilizará tropas estacionadas no centro de coordenação em Israel.
A missão será "apoiar e monitorar o acordo de cessar-fogo entre o Hamas e Israel", de acordo com uma autoridade americana ouvida pela ABC.
A ABC News informou:
"O funcionário enfatizou que nenhum militar dos Estados Unidos será enviado para Gaza, mas que cerca de 200 militares americanos estarão operando de dentro de Israel.
Além de monitorar o cessar-fogo, o centro de coordenação também auxiliará na logística, na segurança e no fluxo de ajuda humanitária para Gaza, segundo a autoridade."
🚨🇮🇱 🇵🇸 BREAKING: U.S. TROOPS DEPLOYING TO ISRAEL TO MONITOR GAZA CEASEFIRE
— Mario Nawfal (@MarioNawfal) October 9, 2025
The United States is sending 200 troops to Israel to help support and monitor the ceasefire deal as part of an international team including partner nations, NGOs and private sector players, U.S.… https://t.co/RN08vERpNS pic.twitter.com/m3OCKUyqVS
Espera-se que o pessoal dos EUA forneça experiência em segurança, planejamento, logística, engenharia e transporte.
A Al Arabiya relatou:
"'As tropas ajudarão no planejamento e na instalação do centro no local que considerarem mais adequado', disse o oficial. A instalação reunirá partes interessadas, nações parceiras, ONGs e investidores para garantir um esforço unificado e eficiente.
Essa estrutura, acrescentou o funcionário, permitirá que os participantes operem em sincronia e em uma sequência que maximize a eficiência e a eficácia da transição para a governança civil.'"
Segundo a autoridade, que falou sob condição de anonimato, a iniciativa também permitirá que os EUA e os países parceiros monitorem a implementação integral do acordo de cessar-fogo. Egito, Catar e Turquia participarão da força-tarefa.
ATUALIZAÇÃO – KAROLINE LEAVITT CORRIGE OS RELATÓRIOS:
ATUALIZAÇÃO – KAROLINE LEAVITT CORRIGE OS RELATÓRIOS:
This is NOT true and taken out of context.
— Karoline Leavitt (@PressSec) October 9, 2025
To be clear: up to 200 U.S. personnel, who are already stationed at CENTCOM, will be tasked with monitoring the peace agreement in Israel, and they will work with other international forces on the ground. https://t.co/V8UoUSrjA5
0 Comentários