Trump diz que irá ao Oriente Médio no fim de semana se houver acordo de cessar-fogo em Gaza

Trump disse que os EUA têm "ótimos negociadores" no Egito e que espera que um acordo seja acertado em breve (Foto: FRANCIS CHUNG/EFE/EPA)

Os detalhes da implementação do plano estão sendo discutidos no Egito|


O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (8) que viajará para o Oriente Médio no próximo fim de semana caso seja acertado um acordo entre Israel e o Hamas para um cessar-fogo na guerra na Faixa de Gaza, que ontem completou dois anos.

Negociadores do grupo terrorista, de Israel e dos Estados Unidos estão realizando negociações no Egito desde segunda-feira (6).

"Eles estão indo muito bem. Temos uma ótima equipe lá, ótimos negociadores, e eles, infelizmente, também são ótimos negociadores do outro lado", disse Trump em um evento na Casa Branca, segundo informações da emissora CNN.

"É algo [acordo] que eu acho que vai acontecer, tem uma boa chance de acontecer. Talvez eu vá para lá em algum momento no final da semana, talvez no domingo", disse o presidente, sem especificar qual país visitaria.

Na sexta-feira passada (3), o Hamas concordou parcialmente com um plano de paz apresentado por Trump dias antes, ao aceitar a troca de todos os reféns israelenses que permanecem em Gaza por prisioneiros palestinos e ceder a gestão do enclave para uma administração palestina de "tecnocratas", desde que haja "consenso nacional palestino e apoio árabe e islâmico".

Os detalhes da implementação do plano estão sendo discutidos no Egito. Um diplomata árabe e uma segunda fonte disseram ao jornal The Times of Israel que os mediadores projetam que o acordo pode ser assinado nesta quinta-feira (9).

Postar um comentário

0 Comentários