Bin Salman: 'Queremos fazer parte dos Acordos de Abraão, mas também queremos garantir um caminho claro para a solução de dois Estados'

O Presidente dos EUA, Donald Trump, discursa durante uma reunião com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman no Salão Oval em 18 de novembro de 2025 [Evelyn Hockstein/Reuters]

O Presidente dos EUA e o príncipe herdeiro saudita realizaram uma coletiva de imprensa conjunta na Casa Branca. Estes são os principais pontos abordados

• Durante a coletiva de imprensa, Bin Salman confirmou que o investimento saudita nos Estados Unidos — que inicialmente seria de 600 bilhões de dólares — subirá para 1 trilhão de dólares.

• Trump declarou: "Estamos trabalhando muito de perto com muitas pessoas para organizar tudo de forma que todos fiquem satisfeitos — Israel, os palestinos, todos. É algo muito interessante."

• Sobre a venda dos caças F-35 para a Arábia Saudita: Trump foi questionado se são os mesmos modelos usados pelo Exército israelense e como seria possível preservar a vantagem militar qualitativa de Israel. Ele respondeu que os aviões são semelhantes e acrescentou que Bin Salman "é um excelente aliado, assim como Israel. E eu sei que eles prefeririam que vocês recebessem aeronaves com capacidades reduzidas. Não acho que isso o deixaria feliz [...] Estamos avaliando isso agora. Mas, para mim, ambos estão em um nível que justifica receber caças F-35 de primeira linha."

• Bin Salman foi questionado sobre a possibilidade de a Arábia Saudita aderir aos Acordos de Abraão e respondeu: "Acreditamos que ter boas relações com todos esses países é algo positivo. Queremos fazer parte dos Acordos de Abraão, mas também queremos garantir que haja um caminho claro para a solução de dois Estados. Tivemos hoje uma conversa muito produtiva com o senhor Presidente, na qual trabalharemos para assegurar que as condições adequadas sejam estabelecidas o mais cedo possível para que isso aconteça."

• Trump comentou o tema: "Tivemos uma conversa muito boa sobre os Acordos de Abraão. Falamos sobre uma solução de um Estado, dois Estados. Falamos de muitas coisas. E continuaremos discutindo. Mas acredito que você tem uma visão muito positiva sobre os Acordos de Abraão."

• Bin Salman acrescentou: "Sim, com certeza, senhor Presidente. Queremos paz para os israelenses. Queremos paz para os palestinos. Queremos que vivam juntos em paz na região. E faremos o nosso melhor para chegar a esse dia."

• Trump foi questionado se ele e Bin Salman chegaram a um acordo de defesa e respondeu: "Sim, chegamos a um acordo sobre isso".

• Sobre o Irã, Trump disse: "O Irã realmente quer um acordo. Posso dizer que eles querem muito um acordo. Estou totalmente aberto a isso. Estamos conversando com eles e iniciamos um processo [...] Talvez eles digam outra coisa, mas querem muito um acordo."

• Trump foi questionado se espera alcançar em breve um acordo formal de energia nuclear civil com a Arábia Saudita e respondeu: "Eu posso ver isso acontecendo, sim [...] Não é algo urgente."

• Em resposta à pergunta se Israel deseja que a venda dos caças seja condicionada à normalização saudita, Trump afirmou que "Israel está ciente e ficará muito satisfeito".

• Em seguida, surgiu uma pergunta sobre a força internacional prevista para ser posicionada na Faixa de Gaza e sobre alegações de que isso poderia prejudicar a soberania palestina. Segundo Trump: "Acho que teremos uma excelente relação com os palestinos. Conhecemos sua liderança."

Postar um comentário

0 Comentários