Netanyahu viaja aos Estados Unidos para se reunir com Trump e discutir o Irã

Netanyahu pretende conversar com Trump sobre questões estratégicas no caso de um ataque ao Irã, como uma possível parceria entre Estados Unidos e Israel (Avi Ohayon - GPO)

Netanyahu pretende conversar com Trump sobre questões estratégicas no caso de um ataque ao Irã

O Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, viaja hoje rumo a Washington. Na quarta-feira, ele irá se encontrar com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Segundo a imprensa israelense, uma fonte próxima ao Primeiro-Ministro disse que Netanyahu quer garantir que todas as mensagens de Israel cheguem a Trump com precisão.

De acordo com informações, Netanyahu pretende conversar com Trump sobre questões estratégicas no caso de um ataque ao Irã, como uma possível parceria entre Estados Unidos e Israel.

Ou seja, Netanyahu não deverá ter como foco questões pontuais sobre as negociações em curso entre norte-americanos e iranianos.

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, declarou que Trump quer um acordo amplo com o Irã, não apenas um entendimento sobre o programa nuclear, mas também sobre o programa de mísseis balísticos, a repressão do regime iraniano aos manifestantes, e o apoio com armas e recursos financeiros de Teerã aos grupos terroristas e milícias regionais, como o Hezbollah, no Líbano, o Hamas e a Jihad Islâmica na Faixa de Gaza, os Houthis no Iêmens e as milícias pró-Irã no Iraque.

No lado iraniano, o chefe do Conselho Supremo de Segurança Nacional, Ali Larijani, viajou para o Omã, onde ocorreu a primeira rodada de negociações com os norte-americanos, para discutir os desenvolvimentos regionais e internacionais.

Em troca de um acordo tão somente sobre o programa nuclear do país, os iranianos exigem o fim de todas as sanções internacionais, inclusive as da Europa.

Postar um comentário

0 Comentários