Grupo terrorista afiliado ao Hamas tentou lançar foguetes da Cisjordânia

Ilustração - lançamentos de foguetes | Mahmud Hams/AFP

Após uma análise minuciosa do incidente, os serviços de segurança israelenses concluíram que o mesmo não constituía mais uma ameaça às cidades israelenses.

Nesta segunda-feira (26), um vídeo foi divulgado no Telegram pelo grupo denominado Batalhão Al-Ayyash, afiliado às Brigadas Az ad-Din Al-Qassam, que têm ligações com o Hamas. O vídeo mostrava uma tentativa de lançamento de dois foguetes Qassam-1 a partir da cidade de Jenin, localizada no norte da Cisjordânia (Judeia e Samaria), noticiou a emissora i24NEWS.

As Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmaram que um foguete foi lançado na cidade de Jenin, localizada na Samaria, nesta segunda-feira. No entanto, o foguete explodiu em território palestino e não representou qualquer ameaça às comunidades da região. Não foram relatados ferimentos. As forças de segurança estão conduzindo buscas na área e o incidente está sendo analisado.

De acordo com informações adicionais, uma placa encontrada ao lado do lançador de foguetes continha a seguinte inscrição: "Batalhão Al-Ayyash: Atirando em assentamentos, de Jenin no vale de Jezreel usando foguetes Qassam-1. Segunda-feira, 26 de junho de 2023. A Cisjordânia protege Jerusalém."

Após uma análise minuciosa do incidente, os serviços de segurança israelenses concluíram que o mesmo não constituía mais uma ameaça às cidades israelenses. É importante destacar que essa foi a segunda tentativa de lançamento em um período de dois meses.

No início de maio, vídeos foram transmitidos mostrando o lançamento de um foguete em direção ao assentamento de Shaked, localizado no norte da Judeia e Samaria. Esses vídeos foram registrados na vila de Nazlat, que fica próxima a Jenin. Após uma busca realizada pelas forças israelenses, o lançador foi encontrado juntamente com os restos de um foguete que ainda continha material explosivo.

Durante a Operação "Escudo e Flecha", o chefe do Serviço de Segurança Interna do Shin Bet, Ronen Bar, anunciou que os agentes da Jihad Islâmica Palestina envolvidos no planejamento de lançamento de foguetes na área de Jenin foram capturados e presos. 

Postar um comentário

0 Comentários