Governo iraquiano busca jornalista israelense desaparecida

Bandeira do Iraque | iStock

Uma equipe especial de investigação foi montada com o objetivo de localizar a jornalista israelense desaparecida, Elizabeth Tsurkov, que foi sequestrada no Iraque


O governo iraquiano está conduzindo uma investigação sobre o sequestro de ElizabethTsurkov, uma cidadã israelense com cidadania russa, buscando determinar seu paradeiro, noticiou o jornal Arutz Sheva - Israel National News.

De acordo com fontes de segurança no Iraque, o jornal Al-Arabi Al-Jadid relatou que o primeiro-ministro do país, Muhammad Shia Al-Sudani, montou uma equipe de investigação composta por representantes dos serviços de inteligência, segurança nacional, Ministério do Interior e funcionários.

A investigação revelou que Tsurkov visitou o Iraque várias vezes em menos de um ano, apresentando seu passaporte russo e um visto de entrada válido.


Durante sua estadia no Iraque, Tsurkov visitou diversos distritos do país, incluindo o Curdistão. Após sua última chegada ao Iraque, há vários meses, não foram encontrados registros de sua saída do país, e ela é considerada uma residente no país. Ela foi sequestrada por um grupo desconhecido e seu destino permanece desconhecido.

Na tentativa de rastrear possíveis pistas sobre seu paradeiro, os investigadores estão entrevistando as pessoas com quem Tsurkov se encontrou, aqueles que estiveram nos locais onde ela se hospedou, seus amigos e o motorista que a transportou no Iraque.

A equipe de investigação considera a possibilidade de que elementos nãoiraquianos possam estar envolvidos no sequestro, com o objetivo de utilizá-lo como uma moeda de troca em assuntos não relacionados ao Iraque.

O jornal também observou que existem detalhes de informações que não podem ser divulgados nesta fase, especialmente devido ao risco de colocar em perigo a vida da jornalista.

Postar um comentário

0 Comentários