Arqueologia em Israel: Portão de cidade com 5500 anos é descoberto

Uma vista do portão, de cima | Foto: Emil Aladjem, Autoridade de Antiguidades de Israel

Escavação realizada em Tel Arani como parte dos preparativos para a instalação de uma nova tubulação de água revela antigo portão de 5.500 anos, informou o Israel National News

Um portão antigo, o mais antigo já conhecido na Terra de Israel, foi descoberto recentemente em Tel Erani, próximo à Zona Industrial de Kiryat Gat.

No último mês, a Autoridade de Antiguidades de Israel realizou uma escavação financiada pela Mekorot, a empresa nacional de água de Israel, antes da instalação de um cano de água. Durante essa escavação, um portão e parte de um sistema de fortificação da cidade antiga, datado do início do Bronze Antigo IB, cerca de 3.300 anos atrás, foram encontrados. Essas estruturas refletem o início da urbanização na Terra de Israel e no Levante Sul.

O portão mais antigo conhecido até agora era o portão de Tel Arad, datado de cerca de 300 anos após este portão.

Descobrindo o portão da cidade | Foto: Yoli Schwartz, Autoridade de Antiguidades de Israel
Descobrindo o portão da cidade | Foto: Yoli Schwartz, Autoridade de Antiguidades de Israel

O portão de Tel Erani, que foi preservado até uma altura de 1,5 m, é composto por um corredor construído com grandes pedras que conduz à cidade antiga. Duas torres feitas de grandes pedras ladeiam o portão, e entre elas, há fileiras de tijolos de barro. Este portão está ligado às muralhas da cidade que foram descobertas em escavações anteriores.

De acordo com a Mekorot Company, as escavações arqueológicas foram realizadas em conjunto com a construção de um novo oleoduto de água projetado para aumentar o abastecimento de água para Kiryat Gat em geral, com foco específico no fornecimento de água à fábrica da Intel, um grande consumidor de água.

A rota planejada para essa nova linha de água se estende por aproximadamente 11 km, conectando a região da Junção Plugot à porção oriental de Kiryat Gat. Os tubos apresentam diâmetros variando entre 48 e 60 polegadas, e estima-se um custo total de cerca de 90 milhões de shekels. Durante as perfurações dos testes preliminares, foram descobertos artefatos arqueológicos, o que impulsionou a realização das escavações de resgate.

De acordo com Emily Bischoffdiretora da escavação em nome da Autoridade de Antiguidades de Israel: "Esta é a primeira vez que um portão tão grande, datado do início do Bronze Antigo IB, foi descoberto. Para construir o portão e as muralhas de fortificação, pedras tiveram que ser trazidas de uma distância, tijolos de barro tiveram que ser fabricados e as muralhas de fortificação tiveram que ser construídas. Isso não foi realizado por um ou poucos indivíduos. O sistema de fortificação é evidência de uma organização social que representa o início da urbanização."

Vasos antigos encontrados no local | Foto: Emil Aladjem, Autoridade de Antiguidades de Israel
Vasos antigos encontrados no local | Foto: Emil Aladjem, Autoridade de Antiguidades de Israel

"O impressionante portão servia como um ponto de acesso indispensável para todos aqueles que almejavam adentrar na cidade, abrangendo tanto os pedestres quanto os comerciantes, bem como os potenciais adversários", relata 
Martin-David Pasternak, um pesquisador afiliado à Autoridade de Antiguidades de Israel. "Para além de sua função defensiva do assentamento, o grandioso portão transmitia a mensagem de que se estava prestes a entrar em um assentamento robusto, meticulosamente estruturado politicamente, socialmente e economicamente. Esta era a mensagem destinada aos forasteiros e possivelmente até ao Egito, onde o processo de unificação do Baixo e Alto Egito sob o Rei Narmer já se encontrava em seu estágio inicial."

Pasternak acrescenta que, "No final da Idade do Bronze Inicial, os próprios egípcios chegaram aqui, estabeleceram-se no monte e reutilizaram o portão."

Segundo o Dr. Yitzhak Paz, arqueólogo da Autoridade de Antiguidades de Israel especializado na Idade do Bronze Inicial, "Tel Erani, com cerca de 150 dunams de tamanho, foi um importante centro urbano nesta área durante o período da Idade do Bronze Inicial. O sítio do monte fazia parte de um sistema de assentamentos grande e importante no sudoeste do país nesse período. Dentro desse sistema, podemos identificar os primeiros sinais do processo de urbanização, incluindo o planejamento de assentamentos, estratificação social e construções públicas. O portão recém-descoberto é uma descoberta importante que afeta a datação do início do processo de urbanização no país. As extensas escavações realizadas pela Autoridade de Antiguidades de Israel nos últimos anos levaram à datação do início da urbanização no final do quarto milênio a.C., mas as escavações em Tel Erani agora mostraram que esse processo começou ainda mais cedo, no último terço do quarto milênio a.C."

Várias escavações arqueológicas realizadas em Tel Erani desde meados da década de 1950 foram dirigidas pelo Departamento de Antiguidades, pela Autoridade de Antiguidades de Israel, pela Universidade Ben Gurion do Negev e pela Universidade de Cracóvia, na Polônia. A extensa pesquisa realizada no monte demonstrou a importância das questões e questões relacionadas ao início da urbanização: Quando começou a urbanização? O que é uma cidade? Quais são as características de uma cidade? Houve uma conquista egípcia ou não?

"Após a escavação, o antigo portão feito de tijolos de barro foi coberto para protegê-lo contra a erosão," acrescentou Paz.

De acordo com Eli Escusido, diretor da Autoridade de Antiguidades de Israel, "A descoberta do portão urbano mais antigo conhecido no país acrescenta um elemento crucial ao nosso entendimento arqueológico. Em colaboração com a Empresa de Água Mekorot, optamos por realocar o encanamento de água visando preservar o antigo portão."

Conforme informado pela Empresa Mekorot, está planejada para iniciar em 2023 a instalação da linha de água, com as operações previstas para se estenderem até 2024. A Mekorot destacou que a colaboração positiva com a Autoridade de Antiguidades de Israel prosseguirá em outros locais pelo país.

*Com informações do Israel 7000 anos - Arutz Sheva

Postar um comentário

0 Comentários