Ben-Gvir realiza primeira reunião com ministra da UE em meio a incêndio no Chipre

O ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, encontra-se com a ministra cipriota da Justiça e Ordem Pública, Anna Koukkides-Prokopiou, em Limassol, Chipre | GPO

O primeiro encontro entre o ministro israelense, Ben-Gvir, e sua homóloga cipriota representa um marco significativo nas relações, sendo também o primeiro encontro do político com um ministro europeu 

Na manhã desta terça-feira (8), o Ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, teve uma reunião com a Ministra cipriota da Justiça e da Ordem Pública, Anna Koukkides-Prokopiou, no Centro de Controle e Coordenação de Combate a Incêndios em Limassol.

O encontro entre o ministro israelense e sua colega cipriota marca o primeiro encontro entre Ben-Gvir e um ministro europeu desde o início da atual coalizão de governo.

Enquanto Ben-Gvir já estava desfrutando de suas férias na nação insular, uma reviravolta ocorreu quando, atendendo ao pedido do presidente cipriota Nikos Christodoulides, Israel mobilizou uma missão de resgate na segunda-feira para auxiliar seu vizinho mediterrâneo no combate aos incêndios florestais. Essa ação se deu em meio a uma das ondas de calor mais prolongadas já registradas na história da ilha.

Por instrução do Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e aprovada por Ben-Gvir e pelo ministro das Relações Exteriores, Eli Cohen, a operação do IDF apelidada de "Asas de Fogo" ajudará a extinguir grandes incêndios na cidade de Limassol.

"O Estado de Israel tem sempre o prazer de ajudar a República de Chipre. Hoje ocorreram os primeiros voos durante os quais retardadores de chama foram liberados para auxiliar na extinção dos incêndios. A aeronave de combate a incêndios 'Air Tractor', com tripulações de quatro pessoas, treinou equipes de terra, especialistas em incêndios florestais e equipamentos, incluindo seis toneladas de retardadores de chama, estão em operação no Chipre, juntamente com todas as forças", disse Ben-Gvir em comunicado. "A rápida implantação da missão israelense para ajudar Chipre foi possível graças à forte parceria entre nossos países."


A missão de resgate israelense antes de decolar para Chipre | Gabinete do Primeiro-Ministro de Israel

"É com sincera gratidão que a República de Chipre expressa seu reconhecimento ao Estado de Israel pela valiosa cooperação e assistência prestadas", destacou Koukkides-Prokopiou.

"Receber o Ministro Ben-Gvir no centro de coordenação hoje proporcionou uma oportunidade para uma discussão produtiva entre os dois países sobre combate a incêndios e a gestão de situações de emergência, bem como outras questões ligadas à segurança nacional, incluindo a luta contra o terrorismo, que são de interesse mútuo. Esperamos manter contatos ainda mais benéficos no futuro próximo."


A ministra cipriota da Justiça e Ordem Pública se tornou a primeira funcionária da UE a se encontrar com o ministro israelense, que tem estado no centro das críticas tanto em Israel quanto no exterior por suas ações contra palestinos, árabes israelenses e outros.

A Delegação da União Europeia em Israel cancelou uma recepção agendada para o 'Dia da Europa' em maio, com o objetivo de evitar que Ben-Gvir discursasse durante o evento. Ben-Gvir havia sido selecionado pelo governo israelense para representar a nação judaica no evento anual.

O chefe do partido Poder Judaico e ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir, lidera uma reunião da facção no Knesset, o parlamento israelense em Jerusalém | Yonatan Sindel/Flash90
O Ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben Gvir | Yonatan Sindel/Flash90

A operação atual de Israel em Chipre engloba duas aeronaves Air-Tractor de combate a incêndios, uma tripulação composta por quatro pilotos, uma equipe de solo treinada, especialistas em incêndios florestais e equipamentos, incluindo cerca de seis toneladas de retardantes de chamas do Serviço de Bombeiros e Resgate de Israel.

A operação "Asas de Fogo" surge aproximadamente duas semanas após uma missão israelense ter retornado da Grécia, onde prestou auxílio na contenção de incêndios florestais em diversas áreas da região. Em 2021, Israel também enviou dois aviões de combate a incêndios para Chipre, contribuindo para o esforço de extinguir os incêndios que afetaram a ilha.

*Com informações do canal i24NEWS

Postar um comentário

0 Comentários