Biden para Netanyahu: 'Sem Israel, não há judeu no mundo que esteja seguro'

O Presidente dos EUA, Joe Biden, à esquerda, se réune com o Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu à margem da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas na cidade de Nova York, em 20 de setembro de 2023 | Avi Ohayon, GPO

Segue a transcrição dos comentários públicos de abertura do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante sua reunião com o Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu

Enquanto as equipes de filmagem se preparavam, a equipe de Biden e a equipe de Netanyahu se cumprimentavam.

Biden afirma a Netanyahu: "Olá, meu amigo, bem-vindo, bem-vindo, bem-vindo, bem-vindo. E espero que nos vejamos em Washington até o final do ano."

O Presidente relembra a sua longa relação de trabalho com Netanyahu e, depois, referindo-se às cartas que tem na mão, diz:

"Há setenta e cinco anos, o Primeiro-Ministro de Israel, David Ben-Gurion, proferiu uma frase que tenho repetido inúmeras vezes. Ele afirmou que o mundo está ao lado de Israel para concretizar o sonho de gerações. Ao longo do tempo, Israel e os Estados Unidos têm colaborado arduamente para tornar esse sonho uma realidade.

"Como você já me ouviu afirmar em várias ocasiões, se Israel não existisse, teríamos de inventá-lo."



"Isso inclui a construção de um Oriente Médio mais estável e próspero – algo que, ao longo do tempo, está começando a acontecer, graças a iniciativas históricas iniciadas em administrações anteriores, incluindo a mais recente, o Corredor Econômico da Índia, Oriente Médio e Europa, que, na minha opinião, tem um enorme potencial após a reunião do G20 na Índia, que vai conectar a Índia e a Europa por meio da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Israel.

"Acredito que isso é algo significativo, e estamos trabalhando em muitas outras coisas juntos.

"Hoje, vamos discutir algumas das questões difíceis. Isso inclui a defesa dos valores democráticos que estão no cerne de nossa parceria, incluindo os mecanismos de controle e equilíbrio em nossos sistemas, a preservação do caminho para uma solução negociada de dois Estados e garantir que o Irã nunca, nunca adquira uma arma nuclear.

"Porque, mesmo diante de eventuais divergências, meu compromisso com Israel, como você sabe, é inabalável."

"Acredito que, sem Israel, não há um único judeu no mundo que se sinta seguro.

"Israel, em minha opinião, é fundamental.

"Estou ansioso para discutir tudo isso com você e trabalhar junto com sua equipe para realizar, como disse Ben-Gurion, o sonho de gerações.

"Eu sofro de oxímoro, otimismo irlandês. Se você e eu, há 10 anos, estivéssemos conversando sobre normalização com a Arábia Saudita, estaríamos olhando um para o outro e dizendo: 'o que você bebeu?'"

Netanyahu: "Um bom uísque irlandês."

Biden: "Um bom uísque irlandês. Essa é a razão pela qual nunca bebi.

"Portanto, seja bem-vindo, Bibi [usando o apelido do primeiro-ministro], e espero que possamos resolver algumas coisas hoje."

*Com informações do The Times of Israel

Postar um comentário

0 Comentários