EUA afirmam ter capturado um dos líderes do Estado Islâmico em ataque no norte da Síria

Luta contra o IE. Arquivo (EFE/EPA/AHMED MARDNLI)

CENTCOM disse ter capturado Abu Halil al Fadani, um oficial de Facilitação e Operações do EI na Síria

As forças americanas capturaram "um líder" da organização terrorista Estado Islâmico (EI) em um ataque de helicóptero ocorrido dois dias atrás no norte da Síria, segundo informou neste sábado em comunicado o Comando Central das Forças Armadas dos Estados Unidos (CENTCOM).

Segundo o comunicado, o líder do EI capturado foi identificado como Mamduh Ibrahim al Haji Shaykh, facilitador do grupo terrorista no norte do país.

De acordo com o porta-voz do CENTCOM, tenente-coronel Troy Garlock, "nenhum civil foi ferido ou morto durante esta operação", com a qual "as forças americanas demonstraram o seu compromisso com a derrota definitiva do EI".

Na semana passada, o CENTCOM disse ter capturado Abu Halil al Fadani, um oficial de Facilitação e Operações do EI na Síria, que se acreditava ter ligações com toda a rede da organização terrorista na região, durante um ataque no dia 23 de setembro.

Nessa ocasião, as forças do Comando Central dos EUA afirmaram em uma nota que a captura de líderes do Estado Islâmico, como Al Fadani, aumenta sua "capacidade de localizar, atacar e eliminar terroristas do campo de batalha".

A formação jihadista foi derrotada territorialmente na Síria em março de 2019, mas ainda mantém células ativas em vários pontos do país, especialmente no vasto deserto central de Badia.

Washington lidera uma coalizão internacional para combater o grupo terrorista no Iraque e na Síria, embora lance frequentemente operações unilaterais contra alvos jihadistas de alto ou médio escalão.

*Com informações do
The Epoch Times

Postar um comentário

0 Comentários