Laços de defesa entre Rússia e Irã se intensificam diante da pressão ocidental

Líder do Estado-Maior Geral das Forças Armadas Iranianas, General Mohammad Hossein Bagheri (à direita), cumprimenta o Ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, durante um encontro em Teerã, Irã | Estado-Maior General das Forças Armadas Iranianas via AP

O Ministro da Defesa da Rússia desembarcou em Teerã nesta quarta-feira (20), onde se reuniu com seu homólogo iraniano e visitou uma exposição de drones e mísseis iranianos

Nesta quarta-feira (20), o Ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, realizou uma visita ao Irã, onde se reuniu com seu homólogo iraniano, marcando o mais recente indício de uma intensificação na parceria de defesa e cooperação militar entre Moscou e Teerã, em meio à crescente pressão ocidental.

"Estamos empenhados em executar todas as atividades planejadas, mesmo diante da oposição dos Estados Unidos e de seus aliados ocidentais", afirmou Shoigu. "A pressão de sanções sobre a Rússia e o Irã tem se mostrado ineficaz, ao passo que as relações entre a Rússia e o Irã estão atingindo um nível de cooperação sem precedentes."

Shoigu também visitou a exposição aeroespacial do Corpo da Guarda Revolucionária do Irã. Acompanhado pelo Comandante da Guarda, Amirali Hajizadeh, o ministro da Defesa russo examinou sistemas de defesa aérea, mísseis e drones – incluindo aqueles que o Irã foi acusado de fornecer a Moscou para sua guerra na Ucrânia.

Entretanto, o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, negou que estivesse fornecendo armas a Moscou.

"Nossa relação com a Rússia foi estabelecida no campo político, econômico e comercial, e no campo da defesa antes da guerra na Ucrânia", declarou Raisi à margem da Assembleia Geral da ONU em Nova York.

"Reiteramos mais uma vez que, caso tenham alguma evidência de que o Irã tenha enviado armas ou drones para a Rússia, pedimos que a apresentem."

Mas 
o Irã não terá mais a necessidade de restringir seu fornecimento de drones por muito tempo. No próximo mês, serão suspensas várias sanções da ONU contra as importações e exportações de armas iranianas, no âmbito da chamada cláusula de caducidade.

Essa medida tem o potencial de intensificar ainda mais os laços entre o Irã e a Rússia, que estão atualmente em processo de transição de uma relação meramente transacional para uma parceria verdadeira e sólida.

*Com informações do
i24NEWS

Postar um comentário

0 Comentários