Israel promete corredor humanitário para palestinos e acusa Hamas de sabotar tentativa anterior

Palestinos com dupla cidadania reúnem-se na passagem de fronteira de Rafah com o Egito na esperança de obter permissão para deixar a Faixa de Gaza em 16 de outubro de 2023 | Foto: Ibraheem Abu Mustafa/Reuters

Forças de Defesa de Israel prometem novo corredor humanitário após ataque do Hamas

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) prometeram um novo corredor humanitário neste domingo (5), para permitir a evacuação de palestinos do norte para o sul de Gaza, atravessando ruas específicas, embora afirme que uma tentativa semelhante no sábado (4) terminou com ataques do Hamas às tropas israelenses que tentavam garantir a segurança de civis na travessia.

O porta-voz das IDF para a mídia árabe, Avichay Adraee, disse na rede social X que o "Hamas disparou morteiros e bombas antitanque contra as nossas forças, que tentavam abrir a estrada do norte da Faixa de Gaza ao sul", no sábado. Segundo ele, o objetivo era "manter humanos como escudos para si e para seus líderes".

Adraee também orientou civis a deixarem a região, alertando que Israel concentrará esforços militares no local, uma espécie de coração do governo Hamas. Segundo o jornal The Times of Israel, por volta de 800 mil de uma população total de cerca de 1 milhão de pessoas já deixaram a área.

"Se você se preocupa consigo mesmo e com seus entes queridos, siga para o sul de acordo com nossas instruções. Tenha certeza de que os líderes do Hamas já estão tomando cuidado para se protegerem", escreveu o porta-voz. Com as interrupções de luz e internet na região, não se sabe qual o alcance da mensagem em meio aos civis em Gaza.

Publicado originalmente em Gazeta do Povo

Postar um comentário

0 Comentários