Mesmo doente, o líder da Igreja Católica deverá comparecer à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas
Neste domingo, 26, o papa Francisco anunciou que está com uma infecção pulmonar. O anúncio foi feito depois de o pontífice ter realizado exames hospitalares, ao ter contraído uma gripe leve, segundo o Vaticano.
Nos exames, feitos no Hospital Gemelli, em Roma, o papa havia sido submetido a uma tomografia computadorizada. De acordo com Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano, Francisco teve parte de um pulmão removida quando jovem.
O pontífice, de 86 anos, não foi para a sua habitual aparição dominical do meio-dia na Praça São Pedro. A bênção tradicional foi transmitida ao vivo da capela do Vaticano, onde o líder da Igreja Católica mora.
Em 2022, Francisco teve de usar cadeira de rodas para locomoção | Foto: Divulgação/Vatican News |
"Queridos irmãos e irmãs. Bom domingo", afirmou o papa. "Hoje não posso aparecer na janela, porque estou com esse problema de inflamação nos pulmões."
Apesar da infecção pulmonar, papa Francisco vai à COP 28
O papa Francisco deverá fazer um discurso na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28) no próximo sábado, 2, em Dubai, nos Emirados Árabes.
Conforme o site da revista Época Negócios, o pontífice provavelmente vai falar sobre inação de muitos governos e instá-los a intensificar os esforços para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. Esta será a primeira vez que um líder da Igreja Católica irá a uma COP.
"Além da guerra, nosso mundo está ameaçado por outro grande perigo", disse Francisco durante uma videoconferência da capela da Casa Sana Marida. "O climático, que põe em risco a vida na terra, especialmente as gerações futuras."
"E isso é contrário ao plano de Deus, que criou tudo para a vida", ressaltou o religioso, em um apelo lido em seu nome pelo monsenhor Paulo Braida.
"No próximo fim de semana irei aos Emirados Árabes Unidos para falar na COP 28, em Dubai", disse o papa. "Agradeço a todos aqueles que acompanharão esta viagem com orações e com o compromisso de levar a sério a proteção da nossa casa comum", acrescentou.
0 Comentários