Putin garante que eleições de 2020 nos EUA foram fraudulentas

O líder russo, Vladimir Putin, participa de uma reunião com membros da organização Business Russia no Kremlin em Moscou, Rússia, 26 de maio de 2023 | EFE/EPA/MIKHAEL KLIMENTYEV / SPUTNIK / KREMLIN POOL

"Compraram as cédulas por US$ 10, preencheram e, sem qualquer supervisão dos observadores, colocaram nas caixas de correio e pronto"

O líder da Rússia, Vladimir Putin, garantiu na terça-feira (16) que as eleições de 2020 nos Estados Unidos, nas quais foi eleito o atual presidente Joe Biden, foram fraudulentas.

"Possivelmente, tudo pode ser falsificado. Tal como nos EUA falsificaram as últimas eleições. Através do voto pelo correio. Está claro o que é votar pelo correio", declarou Putin durante uma reunião com autoridades ​​municipais, segundo a agência de notícias "RIA Novosti".

"Compraram as cédulas por US$ 10, preencheram e, sem qualquer supervisão dos observadores, colocaram nas caixas de correio e pronto", acrescentou.

O Kremlin foi acusado em 2016 de interferência nas eleições presidenciais em que Donald Trump foi eleito, algo que Putin sempre negou categoricamente.

"Os Estados Unidos são, por acaso, uma república das bananas? Os Estados Unidos são uma grande potência. Como pode a Rússia influenciar a eleição do povo americano?", perguntou Putin em certa ocasião.

No poder desde 2000, Putin decidiu concorrer à reeleição nos pleitos russos que serão realizados no próximo mês de março e, em caso de vitória, permanecerá no Kremlin até 2030.

A oposição russa, cujo líder, Alexei Navalny, cumpre 30 anos de prisão no Ártico, acusa o Kremlin de preparar uma fraude eleitoral através do voto eletrônico, ao qual têm acesso mais de um terço dos eleitores registrados.

Postar um comentário

0 Comentários