Líder do Hamas, Haniyeh, se reunirá com presidente turco Erdogan

Presidente turco Recep Tayyip Erdogan e líder do Hamas Ismail Haniyeh | Presidential Press Service via AP, Pool

Anteriormente, Erdogan havia confirmado a próxima reunião ao se dirigir aos legisladores de seu partido AK no parlamento, reafirmando a posição da Turquia em relação ao Hamas como um "movimento de libertação", informou o i24NEWS

Ismail Haniyeh, o líder político do grupo terrorista palestino Hamas, deve visitar a Turquia para conversas com o presidente turco Tayyip Erdogan, de acordo com relatos da emissora NTV.

Erdogan já havia confirmado a próxima reunião enquanto se dirigia aos legisladores de seu partido AK no parlamento, reafirmando a posição da Turquia em relação ao Hamas como um "movimento de libertação".

A reunião ocorre após uma ligação na semana passada, durante a qual Erdogan ofereceu condolências a Haniyeh após relatos de que três de seus filhos foram mortos em um ataque aéreo israelense em Gaza.

"Israel certamente será responsabilizado perante a lei pelos crimes contra a humanidade que cometeu", Erdogan teria dito a Haniyeh, de acordo com a agência de notícias AFP.

Confirmadas as mortes, as Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmaram que os três operativos mortos no ataque eram de fato filhos de Ismail Haniyeh, o presidente do bureau político do Hamas. Um dos filhos de Haniyeh supostamente estava envolvido em manter reféns israelenses.

Presidente turco Recep Tayyip Erdogan e líder do Hamas Ismail Haniyeh | Mustafa KAMACI/Bureau de presse de la présidence turque/AFP
Presidente turco Recep Tayyip Erdogan e líder do Hamas Ismail Haniyeh | Mustafa KAMACI/Bureau de presse de la présidence turque/AFP

O apoio de Erdogan ao Hamas tem sido evidente em meio às tensões renovadas entre a Turquia e Israel. Embora os dois países tenham anunciado a normalização das relações em agosto de 2022, Erdogan retomou seus ataques verbais contra Israel desde o início da guerra em Gaza.

Em um de seus discursos, Erdogan criticou duramente o Primeiro-Ministro israelense Benjamin Netanyahu, acusando-o de cometer atrocidades em Gaza e chamando-o de "carniceiro de Gaza".

Postar um comentário

0 Comentários