Câmara dos EUA aprova projeto para obrigar Biden a enviar armas para Israel

Após a votação, deputados republicanos pediram para que o Senado aprove o projeto de lei | Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO

O projeto teve 224 votos favoráveis e 187 contrários


A Câmara dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (16) um projeto de lei para obrigar o governo do presidente Joe Biden a enviar armas pesadas para Israel, proposta que havia sido apresentada pela oposição republicana no último fim de semana.

Segundo informações da CNN, o projeto teve 224 votos favoráveis e 187 contrários. Apenas três deputados republicanos votaram contra a medida e 16 democratas, partido de Biden, votaram a favor.

Entretanto, a proposta tem poucas chances de avançar no Senado, onde os democratas têm pequena maioria. Caso seja aprovada, a Casa Branca já adiantou que Biden deve vetar a medida.

Na semana passada, Biden foi criticado pelo governo israelense, pela oposição republicana e até por membros do Partido Democrata por ter suspendido o envio de um carregamento de armas ofensivas para Israel, alegando preocupações com a ofensiva terrestre do parceiro em Rafah, cidade no sul da Faixa de Gaza.

Em entrevista à CNN, Biden alegou que bombas americanas mataram civis na guerra contra o grupo terrorista Hamas, iniciada em 7 de outubro, e disse que seguiria retendo o envio de armas ofensivas caso Israel realizasse uma grande ofensiva em Rafah. Seriam enviadas apenas armas defensivas, como as usadas no Iron Dome, acrescentou o presidente.

O projeto de lei aprovado na Câmara nesta quinta-feira obrigaria o governo federal americano a "entregar rapidamente artigos e serviços de defesa aprovados [pelo Congresso] a Israel" e reteria verbas do Departamento de Defesa, do Departamento de Estado e do Conselho de Segurança Nacional até a entrega dos armamentos que tiveram envio suspenso, entre outras medidas.

Postar um comentário

0 Comentários