Soldado da Coreia do Norte deserta e foge para o sul atravessando perigosa fronteira a pé

Posto militar sul-coreano próximo da zona desmilitarizada do país com a Coreia do Norte | Foto: EFE/EPA/JEON HEON-KYUN

A região vive nos últimos meses sob forte tensão após movimentos militares tanto do norte quanto do sul próximo do local


O Ministério da Defesa da Coreia do Sul confirmou nesta terça-feira (20) que deteve um indivíduo suspeito de ser norte-coreano, vestido com um uniforme militar, nas proximidades de uma estrada localizada na província de Gangwon, no leste do país.

Conforme informações de agências internacionais e da agência sul-coreana Yonhap, o indivíduo é um sargento do Exército da Coreia do Norte que atravessou a pé a zona desmilitarizada que divide a península coreana. A região vive nos últimos meses sob forte tensão após movimentos militares tanto do norte quanto do sul próximo do local.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul não conseguiu informou os motivos e objetivos que levaram o militar a abandonar o norte e fugir para o sul. Segundo informações do The Guardian, citando agências internacionais, autoridades da Coreia do Sul informaram que, no momento da deserção, não foram detectados movimentos incomuns por parte das forças militares norte-coreanas na zona desmilitarizada.

As deserções de norte-coreanos através da fronteira são atos raros e arriscados. Aqueles que decidem atravessar a fronteira para o sul geralmente são alvos de tiros e tentativa de captura por parte do norte. Conforme noticiou a agência
France-Presse (AFP), as deserções geralmente estão ocorrendo agora por meio da China ou de outros países terceiros.

Postar um comentário

0 Comentários