Líderes árabes se reúnem em Riad para preparar resposta ao plano de Trump para Gaza

Mohammed bin Salman Foto: Departamento de Estado dos EUA / Ron Przysucha via Flickr

Líderes de oito países árabes se reuniram em Riad nesta sexta-feira (21) para discutir um plano para reconstruir a Faixa de Gaza, em resposta a uma proposta dos Estados Unidos

A mídia saudita informou que chefes de Estado do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), como o emir do Kuwait, Mishal Al Sabah, o rei da Jordânia, Abdullah II, e o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, chegaram à capital saudita após receberem um convite do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman (MBS). Ele presidirá a reunião, descrita pela Arábia Saudita como um "encontro informal de fraternidade".

O comunicado final sobre a reunião foi divulgado ontem, servindo como preparação para a cúpula de chefes de Estado da Liga Árabe, que reúne 22 países e acontecerá no Cairo em 4 de março. No encontro, os líderes do Oriente Médio deverão apresentar uma resposta conjunta ao plano proposto pelos Estados Unidos e sugerir uma alternativa para a reconstrução de Gaza.

Donald Trump declarou que deseja que os Estados Unidos assumam o controle da Faixa de Gaza e a transformem na "Riviera do Oriente Médio".

O primeiro-ministro egípcio, Mustafa Madbuli, afirmou que a reconstrução da Faixa de Gaza poderia ser concluída em três anos, um período que ele considerou "mais do que suficiente" do ponto de vista técnico, caso haja cooperação entre construtoras egípcias e empresas de outros países do Oriente Médio.

Segundo estimativas publicadas esta semana pelas Nações Unidas, pelo Banco Mundial e pela União Europeia, a reconstrução da Faixa de Gaza pode custar cerca de 53 bilhões de dólares.

Postar um comentário

0 Comentários