Merz disse que, além da nova brigada, "a Alemanha está investindo maciçamente em suas próprias forças armadas"
A crescente ameaça russa no continente europeu levou a Alemanha a montar uma nova brigada permanente fora do país, algo que não fazia desde a Segunda Guerra Mundial.
O anúncio militar foi feito pelo chanceler, Friedrich Merz, nessa quinta-feira (22), em Vilnius, capital da Lituânia. As tropas alemãs serão destacadas para a base militar de Rudninkai, perto da cidade.
"Qualquer um que desafie a Otan deve saber que estamos preparados. Qualquer um que ameace um aliado deve saber que toda a aliança defenderá em conjunto cada centímetro do território da Otan", declarou Merz, ao lado do ministro da Defesa alemã, Boris Pistorius, e do presidente lituano, Gitanas Nauseda.
Ao todo, a Alemanha planeja enviar aproximadamente cinco mil soldados e dois mil veículos militares para a região, incluindo dezenas de tanques, quando estiver totalmente operacional no final de 2027. Cerca de 400 militares alemães já se mudaram para a Lituânia para montar a brigada.
Merz disse que, além da nova brigada, "a Alemanha está investindo maciçamente em suas próprias forças armadas".
Desde 2017, o país participa de treinamentos militares com um grupo de soldados de diferentes países na Lituânia, em uma das unidades de combate criadas pela Otan para atuar nos países bálticos e na Polônia, a fim de reforçar o flanco oriental após a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014.
Em janeiro, a Lituânia anunciou um aumento significativo nos gastos com defesa para este ano (5%), aumentando para 6% do PIB no próximo ano.
0 Comentários