Trump ameaça UE com tarifas de 50% pela falta de progresso nas negociações comerciais

Trump disse que negociações comerciais com países da UE não estão "dando frutos" (Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO)

Em resposta, a UE suspendeu por 90 dias suas contramedidas sobre produtos americanos


O Presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou aplicar novas cobranças sobre os países da União Europeia (UE) devido à falta de progresso nas negociações comerciais.

Por meio de uma publicação na Truth Social, o mandatário afirmou que as conversas "não estão dando frutos" e "recomendou" seu governo a aumentar para 50% as tarifas sobre o bloco.

"A União Europeia, criada com o objetivo principal de tirar vantagem dos EUA no comércio, tem sido muito difícil de administrar. (...) Nossas conversas com eles não estão dando frutos! Portanto, recomendo uma tarifa direta de 50% sobre a UE a partir de 1º de junho de 2025. Nenhuma tarifa será aplicada se o produto for fabricado nos EUA", escreveu Trump na rede social.

A nova cobrança anunciada pelo presidente americano é mais que o dobro das tarifas inicialmente impostas de 20%, que estiveram brevemente em vigor no mês passado, antes de Trump "voltar atrás" e impor temporariamente um imposto fixo de 10% para todos os países, menos para a China.

Em resposta, a UE suspendeu por 90 dias suas contramedidas sobre produtos americanos.

Trump também enviou um recado para a empresa Apple, alertando seu presidente-executivo, Tim Cook, que os iphones fabricados fora dos Estados Unidos enfrentariam uma tarifa de 25%.

Postar um comentário

0 Comentários