A obra mostra o então candidato Trump erguendo o punho cerrado enquanto é retirado do palco por três membros do Serviço Secreto
Uma escultura de bronze retratando a tentativa de assassinato do Presidente Donald Trump em Butler, PA, no ano passado, foi vista exposta no Salão Oval na última sexta-feira, conforme publicou a Fox News.
A imponente peça de arte simbólica, que parecia ter pelo menos 30 centímetros de altura, estava ao lado da Resolute Desk de Trump enquanto ele assinava uma série de ordens executivas diante da imprensa.
Ela retrata a agora icônica imagem do então candidato Trump sendo retirado do palco por três membros do Serviço Secreto — incluindo o atual diretor da agência, Sean Curran — após o suposto assassino, Thomas Matthew Crooks, disparar vários tiros de um telhado próximo ao Butler Farm Show Grounds, em 13 de julho.
Trump se agachou no chão enquanto os tiros ecoavam, sendo depois erguido pelos agentes do Serviço Secreto.
Enquanto tentavam retirá-lo do palco, Trump parou, virou-se para a multidão, erguendo o punho cerrado no ar e, de forma marcante, gritou: "Lutem! Lutem! Lutem!", enquanto sangue escorria de sua orelha, após ser atingida de raspão por uma bala.
A imagem rapidamente se espalhou nas redes sociais, tornando-se um momento definidor da eleição presidencial de 2024, retratando o poderoso simbolismo da resistência, coragem e destemor de Trump. O evento galvanizou a base de apoio de Trump e influenciou outros a se unirem à sua campanha.
![]() |
A obra retrata o então candidato Trump com o punho erguido sendo retirado do palco por três agentes do Serviço Secreto. (AP Photo/Alex Brandon) |
A escultura em si é feita em tons de bronze escuro, com uma bandeira do Old Glory suavemente dobrada e posicionada verticalmente ao fundo.
A Casa Branca não informou o motivo de a estátua estar lá naquele dia nem se ela havia sido apresentada ao presidente.
A obra parece ser um modelo em escala de uma estátua proposta pelo artista Stan Watts, do Trump Statue Project, que planeja criar uma réplica de nove pés para homenagear o Presidente.
"Esta imagem poderosa, que incorpora 'Confiança, Força e Esperança', será imortalizada nesta estátua de nove pés de altura", diz o site do grupo. "Ela simboliza a intervenção divina, bem como o homem e sua mensagem de unidade e resiliência pela qual a América é conhecida."
![]() |
Trump reage ao som de vários disparos durante comício no Butler Farm Show, em Butler, Pensilvânia, no sábado, 13 de julho de 2024. (Reuters/Brendan McDermid) |
Watts também criou estátuas notáveis dos pais fundadores John Adams, Benjamin Franklin e Thomas Jefferson, além de monumentos a Martin Luther King Jr. e aos bombeiros do 11 de setembro erguendo a bandeira americana no World Trade Center.
No ano passado, o artista de Butler, Bill Secunda, revelou que havia criado uma escultura em tamanho real de Trump feita de pregos para marcar a tentativa de assassinato frustrada.
0 Comentários