'Palácio voador': o presente surpresa que o Catar está planejando para Trump


Durante sua visita a Doha, o Presidente dos EUA receberá um luxuoso Boeing 747-8, no valor de 400 milhões de dólares, como presente, a ser utilizado como uma das aeronaves do 'Air Force One'

O Presidente dos EUA, Donald Trump, deve receber um luxuoso avião Boeing 747-8 como presente durante sua visita ao Catar nesta semana – uma aeronave apelidada por alguns como um "palácio voador". Especialistas em aviação estimam que o valor do avião seja em torno de 400 milhões de dólares.

Trump fez uma visita a aeronave em fevereiro passado, enquanto ela estava estacionada no Aeroporto de West Palm Beach, na Flórida, não muito longe de sua propriedade Mar-a-Lago. De acordo com um relatório da ABC News, divulgado neste domingo à tarde e citando fontes próximas ao acordo em andamento, o jato está sendo presenteado pela família governante do Catar.

O avião poderia ser utilizado por Trump como uma das aeronaves do "Air Force One" – o termo para os aviões designados para uso do Presidente dos EUA.

O anúncio da transferência deve ocorrer durante a visita de Trump ao Catar na quinta-feira, após sua escala na Arábia Saudita e antes de sua chegada aos Emirados Árabes Unidos. Se confirmado, provavelmente será o presente mais caro já dado aos Estados Unidos por um governo estrangeiro.

Trump com o emir do Catar Al-Thani na Casa Branca em 2019 (Foto: Evan Vucci, AP)
Trump com o emir do Catar Al-Thani na Casa Branca em 2019 (Foto: Evan Vucci, AP)

A ABC destacou o caráter extraordinário do acordo, que levanta questões legais. No entanto, fontes disseram à emissora que a procuradora-geral de Trump, Pam Bondi, e o conselheiro da Casa Branca, David Warrington, analisaram o caso e concluíram que o recebimento do jato seria legal, desde que a propriedade da aeronave seja transferida, até o fim da presidência de Trump, para a entidade jurídica responsável por sua biblioteca presidencial.

Segundo essas fontes, a aeronave, que tem 13 anos de uso, será inicialmente transferida para a Força Aérea dos EUA, que realizará as atualizações necessárias para atender aos padrões militares exigidos para aviões presidenciais.

Pelo acordo legal proposto, o avião deve ser entregue à biblioteca presidencial de Trump até, no máximo, 1º de janeiro de 2029, já no final de um possível segundo mandato. As fontes ressaltaram que todos os custos relacionados à transferência de propriedade seriam arcados pela Força Aérea dos Estados Unidos.

Postar um comentário

0 Comentários