Sonda soviética pode retornar à Terra de forma 'descontrolada' após meio século

A sonda Kosmos 482, lançada pela antiga União Soviética na década de 1970 (Foto: Divulgação/Nasa)

A sonda espacial possui uma massa de aproximadamente 500 quilos e um tamanho de um metro

Uma sonda espacial da antiga União Soviética, lançada em 1972 para Vênus, pode cair na Terra, de forma descontrolada, nos próximos dias.

A nave Kosmos 482, que nunca saiu da órbita terrestre devido a uma falha no foguete, deve retornar ao planeta esta semana, depois de meio século.

Especialistas esclarecem que ainda estão rastreando os detritos espaciais, sendo muito cedo para prever com precisão onde os destroços irão cair ou quanto da estrutura sobreviverá à reentrada na atmosfera.

A órbita da nave está decaindo e espera-se que "acesse a atmosfera da Terra em algum momento entre 7 e 13 de maio", informou nesta segunda-feira (5) a Nasa em seu site.

O astrônomo Marco Langbroek, da Universidade de Delft, na Holanda, escreveu em seu site que "há muitos fatores incertos, incluindo o fato de que a trajetória de reentrada será longa e rasa, e não se pode descartar a possibilidade de que ela se quebre ou se desintegre ao passar pela atmosfera da Terra".

A sonda tem um invólucro protetor de titânio semiglobular, "uma espécie de cubo de metal, projetado para sobreviver à passagem pela atmosfera de Vênus" e foi equipada com um paraquedas para desacelerá-la, embora Langbroek duvide que o sistema de acionamento do paraquedas ainda esteja funcionando mais de meio século depois.

Segundo o astrônomo, os riscos com a queda do objeto "não são zero". A sonda espacial possui uma massa de aproximadamente 500 quilos e um tamanho de um metro, com um impacto semelhante ao de um meteorito, explicou o especialista.

De acordo com a Nasa, a Kosmos 482 foi uma tentativa dentro do projeto Venere, da União Soviética, que resultou no lançamento de várias sondas para estudar Vênus. A sonda foi lançada em 31 de março de 1972, apenas alguns dias depois do Venere 8, mas não conseguiu escapar da órbita baixa da Terra.

Postar um comentário

0 Comentários