Trump culpa Hamas pela crise em Gaza e diz que EUA vão ajudar alimentar os civis

O Presidente dos Estados Unidos, Donald trump. (Foto: EFE/EPA/CHRIS KLEPONIS / POOL)

Os terroristas do Hamas têm dificultado a chegada de suprimentos à população


O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, culpou nesta segunda-feira (5) o grupo terrorista Hamas pela grave crise humanitária que atinge a Faixa de Gaza e anunciou que seu governo vai agir para levar alimentos à população civil.

"As pessoas estão morrendo de fome, e nós vamos ajudá-las a conseguir comida", declarou Trump a jornalistas na Casa Branca.

Segundo Trump, os terroristas do Hamas têm dificultado a chegada de suprimentos à população.

"Muita gente está tornando tudo muito, muito ruim. Se você observar, o Hamas está tornando isso impossível porque eles pegam tudo o que é trazido. Mas nós vamos ajudar o povo de Gaza, porque eles estão sendo tratados muito mal pelo Hamas", afirmou.

Fontes do governo americano e de Israel informaram à emissora americana CNN que os dois países discutem a criação de um mecanismo de entrega de ajuda que contorne o controle do Hamas. O objetivo é garantir que os alimentos e suprimentos cheguem diretamente aos civis palestinos, com salvaguardas para evitar que sejam desviados por organizações terroristas como o próprio Hamas ou a Jihad Islâmica.

Um porta-voz do Departamento de Estado confirmou que uma possível solução está sendo finalizada e pode ser anunciada nos próximos dias. A iniciativa visa atender à população civil sem fortalecer o controle do Hamas sobre a região.

Postar um comentário

0 Comentários