Trump: Quero que Gaza seja uma 'zona de liberdade'

O Presidente Trump dança ao som de sua música de campanha, "God Bless the U.S.A.", no palco da Base Aérea de Al Udeid, no Catar, em 15 de maio de 2025. (Foto: Win McNamee/Getty Images Europe)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propõe transformar Gaza em uma "zona de liberdade" sob administração americana após a guerra, pede a derrota do Hamas e a garantia de segurança a longo prazo para os moradores da Faixa de Gaza

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (15) que gostaria de ver os EUA envolvidos na administração de Gaza após a guerra, e que gostaria que o enclave controlado pelo Hamas se tornasse uma "zona de liberdade".

"Tenho ideias para Gaza que acho muito boas: transformá-la em uma zona de liberdade, deixar os Estados Unidos se envolverem", afirmou durante uma coletiva em Doha, no Catar.

"Eu teria orgulho de ver os Estados Unidos assumirem isso, tornarem Gaza uma zona de liberdade, deixar que coisas boas aconteçam. Colocar pessoas em casas onde possam estar seguras."

Trump também observou que "o problema de Gaza nunca foi resolvido".

"O Hamas vai ter que ser enfrentado", acrescentou. "Lembrem-se: o dia 7 de outubro foi um dos piores dias da história do mundo, na minha opinião — não apenas para esta região, mas um dos ataques mais brutais que já se viu."

Trump anunciou plano para a reconstrução de Gaza em fevereiro

Em fevereiro, o Presidente Donald Trump anunciou um plano de reconstrução da Faixa de Gaza, que não foi bem recebido por boa parte da comunidade internacional, incluindo os países árabes.

No dia do anúncio, Trump declarou que os Estados Unidos assumiriam o controle da Faixa de Gaza e fariam "um grande trabalho no enclave".

"Será nossa responsabilidade desmontar todas as bombas não detonadas e outras armas, nivelar o solo e nos livrar dos edifícios destruídos para impulsionar o desenvolvimento econômico que gerará uma quantidade ilimitada de empregos e moradias para a população”.

Parece que o líder da Casa Branca continua focado em seu projeto da "Riviera do Oriente Médio", como se referiu à Gaza reconstruída.

A guerra entre Israel e o Hamas no enclave palestino está entre as pautas de discussão com líderes de governo durante sua viagem ao Oriente Médio.

Postar um comentário

0 Comentários