Trump faz 1ª viagem internacional ao Oriente Médio com foco em acordos comerciais

O príncipe herdeiro saudita Mohammed Bin Salman recebeu o presidente dos EUA, Donald Trump, após pousar em Riad, durante o Fórum de Investimentos Saudita-EUA, nesta terça-feira (13) (Foto: AP Photo/Alex Brandon)

Apesar das oportunidades, a viagem de Trump ocorre em um momento delicado em que os EUA buscam garantir o livre fluxo de mercadorias pelo Mar Vermelho


O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou nesta terça-feira (13) à capital da Arábia Saudita, Riad, para sua primeira viagem internacional ao Oriente Médio desde que assumiu o cargo. Ele também pretende visitar o Catar e os Emirados Árabes Unidos. nos próximos quatro dias.

Trump foi recebido no Terminal Real do Aeroporto Internacional Rei Khaled pelo primeiro-ministro e príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, conhecido como "MBS" e considerado o homem forte da Arábia Saudita, que lhe cumprimentou ao pé das escadas da aeronave antes de acompanhá-lo até o salão real do aeroporto.

Durante sua estadia no rico e influente reino árabe, Trump planeja inaugurar um fórum de investimentos entre EUA e Arábia Saudita e será recebido por autoridades da família real saudita.

A visita de Trump à Arábia Saudita se concentrará em investimentos e acordos comerciais, embora ocorra em um momento crítico para a região, com Washington tentando redirecionar as negociações nucleares com o Irã.

Alguns dos altos funcionários da Casa Branca, incluindo o Secretário de Estado Marco Rubio e o Secretário de Defesa Pete Hegseth, o acompanham na viagem ao país do Golfo.

Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos são países de grande interesse para Washington, com os quais planeja anunciar dezenas de acordos comerciais nos próximos dias. Segundo o The Wall Street Journal (WSJ), alguns setores que devem ser alvo de negociações são o mercado de armas, inteligência artificial, energia e espaço.

Apesar das oportunidades, a viagem de Trump ocorre em um momento delicado em que os EUA buscam garantir o livre fluxo de mercadorias pelo Mar Vermelho e estabelecer as bases para uma solução para a guerra entre Israel e o Hamas, bem como para a complexa situação síria após a queda do regime Assad.

De acordo com o WSJ, antes de iniciar a viagem, o Departamento de Estado aprovou a venda de mísseis ar-ar avançados e armas guiadas de precisão para a Arábia Saudita. O Departamento do Tesouro também mudou as regras de negócios do país, a fim de otimizar a forma como parceiros dos americanos podem investir no mercado interno.

Já o Catar, um dos destinos de Trump, pode fechar um acordo para receber caças a jato F-15 e os Emirados Árabes Unidos podem tentar retomar a compra de caças F-35, prometida ao final do primeiro mandato de Trump, mas bloqueada pelo ex-presidente Joe Biden, segundo informaram autoridades desses países e dos EUA.

Musk está na Arábia Saudita e deve participar de fórum como palestrante, diz emissora

O empresário Elon Musk, uma das figuras mais presentes no gabinete de Donald Trump desde sua posse, é um dos nomes listados para palestrar no fórum de investimentos que acontece nesta terça-feira, em Riad.

A informação foi confirmada por um funcionário da Casa Branca à emissora CNN. Musk viajou para a Arábia Saudita de forma independente, de acordo com a autoridade.

Musk falará no fórum como empresário e dono do X, acrescentou a fonte à CNN.

Outros empresários de destaque dos EUA que falarão no evento são Larry Fink, da gigante de investimentos americana BlackRock, e o CEO da Nvidia, Jensen Huang, segundo divulgação no site do fórum.

Postar um comentário

0 Comentários