Al-Sharaa, da Síria, participa de reunião com autoridades israelenses no Azerbaijão

O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev (D), recebendo o presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa, em Baku, em 12 de julho de 2025 | Presidência síria / AFP

Os temas discutidos incluem o acordo de segurança a ser assinado entre Israel e Síria, a ameaça iraniana, o armamento do Hezbollah, as armas dos grupos terroristas palestinos e os campos palestinos no Líbano

O presidente sírio Ahmed Al-Sharaa participa hoje de ao menos uma reunião com autoridades israelenses no Azerbaijão, embora fontes em Damasco afirmem que ele não estaria presente, informou à emissora i24NEWS uma fonte síria próxima ao presidente.

Segundo essa fonte, trata-se de uma série de duas ou três reuniões entre as partes, com a presença também do ministro das Relações Exteriores da Síria, Asaad al-Shaibani, e de Ahmed Al-Dalati, responsável do governo sírio pela coordenação de encontros de segurança com Israel.

A delegação israelense de alto nível inclui um enviado especial do Primeiro-Ministro Netanyahu, assim como autoridades de segurança e militares.

As reuniões têm como objetivo discutir detalhes adicionais do acordo de segurança a ser assinado entre Israel e Síria, a ameaça iraniana na Síria e no Líbano, o armamento do Hezbollah, as armas dos grupos terroristas palestinos, os campos palestinos no Líbano e o futuro dos refugiados palestinos de Gaza na região.

Também discutiram a possibilidade de abertura de um escritório de coordenação israelense em Damasco, sem status diplomático.

A fonte afirmou que a decisão de realizar as reuniões no Azerbaijão, tomada por Israel e pelos Estados Unidos, têm a intenção de enviar uma mensagem ao Irã.

Postar um comentário

0 Comentários