Catar e Egito tem atuado como mediadores regionais e, segundo Trump, devem entregar a proposta final ao grupo terrorista palestino
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (1º) que Israel concordou com os termos necessários para acatar um cessar-fogo de 60 dias na Faixa de Gaza.
Segundo Trump, o entendimento foi alcançado após uma reunião "longa e produtiva" entre seus representantes e autoridades israelenses. O anúncio acontece em meio à expectativa de um novo encontro entre Trump e o Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, previsto para ocorrer na próxima semana em Washington.
Trump explicou que, durante esse período de cessar-fogo temporário, haverá esforços conjuntos para buscar o fim definitivo da guerra.
"Israel concordou com as condições necessárias para aceitar o cessar-fogo de 60 dias, durante o qual trabalharemos com todas as partes para encerrar a guerra. Os catarianos e egípcios, que têm se empenhado muito para trazer a paz, irão entregar esta proposta final (ao Hamas)", escreveu Trump em publicação na rede Truth Social.
O líder americano enfatizou que agora a decisão está nas mãos do Hamas, alertando que a oportunidade não se repetirá.
"Espero, pelo bem do Oriente Médio, que o Hamas aceite este acordo, porque não haverá uma proposta melhor — só vai piorar", finalizou o Presidente.
Catar e Egito tem atuado como mediadores regionais e, segundo Trump, devem entregar a proposta final ao grupo terrorista palestino.
Horas antes deste anúncio, Trump já havia declarado que pretendia ser "muito firme" com Benjamin Netanyahu para que o premiê acatasse a paz. Apesar do tom aparentemente crítico, Trump reconheceu que tanto ele quanto Netanyahu desejam o fim do conflito: "Bibi quer terminar a guerra. Eu também quero que termine. Mas deve ser feito de forma inteligente", alertou.
De acordo com o jornal Times of Israel, mediadores árabes estão tentando neste momento retomar as negociações entre Israel e Hamas no Cairo, Egito, buscando superar os impasses que ainda travam a assinatura do acordo de paz definitivo. A expectativa é que o cessar-fogo temporário sirva como base para novas discussões visando a uma solução mais duradoura.
0 Comentários