Governo de Israel discute com os EUA a divisão da Faixa de Gaza, diz ministro

O ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, conversa com o premiê Benjamin Netanyahu em sessão do Knesset, no final de julho. (Foto: ABIR SULTAN/EFE/EPA)

Smotrich afirmou que "a demolição, a primeira etapa da renovação da cidade, já fizemos

O governo de Israel está discutindo com os Estados Unidos a divisão da Faixa de Gaza após o fim da guerra, afirmou nesta quarta-feira (17) o ministro das Finanças, Bezalel Smotrich.

Em um discurso durante uma conferência imobiliária em Tel Aviv, ele classificou o enclave, alvo de ofensiva israelense para destruir o grupo terrorista Hamas, como uma "bonança imobiliária" e declarou que "já iniciamos negociações com os americanos".

Segundo o jornal The Times of Israel, Smotrich afirmou que "a demolição, a primeira etapa da renovação da cidade, já fizemos. Agora precisamos construir". Ele acrescentou que existe "um plano de negócios, elaborado pelos profissionais mais competentes, que está na mesa do Presidente [dos EUA, Donald] Trump".

O ministro destacou que o país investiu altos recursos na guerra e que será necessário definir "como vamos dividir a terra em porcentagens". O projeto de Smotrich inclui transformar Gaza em parte integrante do Estado de Israel, com novas comunidades judaicas erguidas sobre as áreas destruídas.

A proposta contrasta com a posição da comunidade árabe, internacional e da Autoridade Palestina, que defendem que o território seja administrado por uma liderança palestina após o conflito. Segundo o Times of Israel, o Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu, por sua vez, tem repetido que não pretende restabelecer assentamentos israelenses na região, embora seus aliados defendam esse caminho.

Postar um comentário

0 Comentários